Festival de Jericoacoara trará Paulo Jobim e Georgiana de Moraes

Paulo Jobim, filho de Tom, e Georgiana de Moraes, filha de Vinicius, têm presença confirmada no festival, que acontece de 15 a 21 de junho e reúne 50 curtas-metragens, de diretores de 16 estados. O festival teve lançamento oficial na noite desta terça-feira, 31/5, no Cineclube do Shopping Avenida

Cineastas, produtores, músicos, artistas visuais, jornalistas e interessados em geral no segmento audiovisual participaram, na noite desta terça-feira, do lançamento oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, em Fortaleza. O Cineclube do Shopping Avenida foi palco de um encontro em clima informal e amigável, com direito a novidades sobre o evento que, de 15 a 21 de junho, reunirá em Jericoacoara novos e consagrados nomes do cinema brasileiro.

Entre os participantes do lançamento, o diretor do festival, cineasta Francis Vale, o ator, cantor e compositor Rodger Rogério (autor da música-tema do festival este ano, apresentada na ocasião), o mestre de cerimônia Ricardo Black e o artista plástico Zé Tarcísio, autor do Troféu Pedra Furada, a ser entregue aos vencedores e homenageados do festival.

“O festival é uma grande oportunidade para atrair a Jericoacoara quem gosta de cinema e quer conhecer a produção de novos realizadores, em cinema digital, que privilegia a invenção, a ideia, e dá fácil acesso à produção, sem tantas restrições técnicas ou de orçamento”, destacou Francis Vale. “É uma chance de conferir o novo cinema brasileiro, através dos 50 filmes selecionados, 12 deles de várias regiões do Ceará”, complementou.

Como novidade, Francis Vale anunciou a confirmação da presença de Paulo Jobim, filho do maestro soberano, e de Georgiana de Moraes, filha do Poetinha, ao festival que oferecerá um mergulho no novo cinema brasileiro, no cenário exuberante de Jericoacoara. “Paulo Jobim soube do festival através da Miúcha Buarque, nossa convidada da primeira edição, que este ano volta ao evento, e aceitou nosso convite para vir, o que muito nos honra”, comenta Francis.

“Georgiana de Moraes, que também tem participações em filmes, é outra que abrilhanta o festival, enriquecendo o evento e dando oportunidade de o público compartilhar histórias e detalhes sobre Vinicius”, acrescenta o diretor do evento.

Curtas em digital

O II Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho, destacará um total de 50 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital, e selecionados em meio a 218 obras inscritas. O resultado da seleção, realizada após inscrições abertas nos meses de fevereiro e março, consolida a dimensão nacional do festival, já em sua segunda edição.

O Ceará é o estado que conta com maior número de filmes selecionados: 12. São Paulo vem logo em seguida, com 11 filmes escolhidos para exibição em Jericoacoara. Foram aceitas inscrições de filme concluídos a partir de junho de 2009 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental.

Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.

“Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período, atraindo os que gostam de cinema”, complementa.

Acesso e participação

Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada uma das 50 obras selecionadas. “A ideia é que as pessoas realmente possam conviver em Jericoacoara, participando efetivamente do festival, trocando ideias sobre cinema, participando dos debates e se aproximando do público”, reforça Francis Vale.

Premiação

Ao longo do festival, os 50 filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

Raízes do Brasil – Homenagem a Nelson Pereira dos Santos

A edição 2011 do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital demonstra evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional, em junho de 2010, atraindo elogios de cineastas como os consagrado Silvio Tendler e Walter Lima Jr. Serão exibidos 50 filmes (ano passado, foram 40 os selecionados).

O festival contará com uma Mostra Especial de Cinema Ambiental e com oficinas de cinema digital. Também prestará homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que tem presença confirmada no evento.

Nos dias 16 e 17 de junho, será exibido o filme “Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda”, de Nelson. “Trata-se de um filme ainda inédito para muita gente. A exibição marca a comemoração dos 75 anos do livro ‘Raízes do Brasil’ e dá suporte às discussões do Seminário do Festival, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, contando com participantes como os professores e pesquisadores Sílvio Tendler, Sylvia Porto Alegre, Babi Fonteles e José Osmar Fonteles“, destaca Francis Vale.

Também será exibido o curta “Meu Cumpadi Zé Kéti”, de Nelson Pereira dos Santos, como homenagem especial aos 90 anos de nascimento do sambista.

Filmes selecionados

GRAFITA QUE EU GOSTO, Angelo Lima e Juliana Corso – GO – 08’ – Exp.

CHEGA-TE A MIM , Alunos da Oficina – Belém –PA – 8’20” – Fic

TIC TAC, Sylvio do Amaral Rocha- SP – 3’ – Doc

POEIRA E LUZ , Rogério Corrêa – SP- 2’14” –

SONHO D’ ELA , Vanessa Galvão – RJ – 5’

PEIXE PEQUENO , Vicent Carelli – Olinda –PE – 3’33”’

O OUTRO LADO DE CURRAL VELHO , Philipe Ribeiro – Acaraú-CE – 5 – doc

PASSAGEIRO PAU DE ARARA , Bruno Monteiro – Tauá –CE – 10’ – fic

A PÉ PA BICA , Emias Oliveira e T. Henrique – Tab. Do Norte –CE – 15’- doc

MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA, Arthur Leite – Quixeré –CE – 15’-doc

FEIRA DA FANTASIA , Talvanes Moura – Limoeiro –CE – 10’25”- anim

ILUSÃO DE ÓTICA, Ricardo Pinto & Vlamir Cruz – Natal-RN – 2’30”- exp

COMA CULTURAL, Darília Lilbé e outros – SP-4’- fic

OLHO NO LANCE, Pedro Fernandes e outros – SP – 3’ – doc

COMEDOR DE PAPEL, Carlos Eduardo e outros – SP-4’- fic

O FILHO DE ERU, Marcelo A. Góis – Lençóis – BA – 15’- doc

PULMÕES URBANOS, Danilo Ferrari e outros – SP- 4’- doc

VITRINES, Carlos Segundo – Uberlândia-MG – 14’56”- fic

PRA SEMPRE COLORADO, Adelton Pereira e outros – SP- 4’-doc

MAR DE ROSAS, Rwanttoscar – Pedreiras –MA – 14’fic

ASCENSORISTA DO GENERAL , Coletiva – Fortaleza-CE- 6’57”- doc

O MENDIGO, Mário Bonin – S.J.do Meriti –RJ – 14’57”- fic

O FILHO DO VIZINHO, Alex Vidigal – Brasília –DF – 7’9”

PATTHELEY, UM CAMINHO, Cândido Alberto – Campo Grande –MS – 12’- doc

O LADO NEGRO DA LUA, Yargo Gurjão – Fortaleza-CE – 6’15”-Exp

NO OCO DA SERRA NEGRA , Telefone Colorido – Olinda-PE- 15’- doc

DALVA, Felipe Venceslau- Lauro de Freitas – BA – 15’- fic

HOJE TEM ESPETÁCULO, Leandro Alves – C. Grande-PB – 15’- doc

PINK ALIEN, Vitor Pires, Vitória –ES – 5’- anim

ÁGUA PRA QUE TE QUERO, Nívea Uchoa – Juazeiro-CE – 14’38” -doc

DE PÉS DESCALÇOS, Sheyla Tomás – Ilhéus – BA – 6’30”- anim

UMA NOITE EM 68, Ionaldo Araújo – Recife-PE- 11’32” – exp

BABAU PARA TODOS, Carlos Normando- Fortaleza-CE – 15’- doc

SILÊNCIO, POR FAVOR, Filipe Matzembacher- Porto Alegre-RS – 7’06” -doc

A FÁBULA DA CORRUPÇÃO, Lizandro Santos – Porto Alegre-RS – 8’- anim

O SABIÁ , Zeca Brito, Porto Alegre-RS – 14’50”- fic

CURTA SARAUS, David Alves da Silva , SP – 15’- doc

BRINCANTES FÚNEBRES, Bruno Xavier – Fortaleza-CE- 6’58”- doc

É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO, Ana Guimarães- SP- 14’- doc

RECICLANDO FORMAS: A ARTE DE ANA CRISTINA – Elisa Cabral e L. Caldas- Cabedelo –PB- 5’- exp

INTERURBANOS, Amanda Katiele – Fortaleza-CE- 6’- doc

TIMING, Amir Admoni – SP- 8’- fic

COLAPSO, Leo Tabosa, Recife-PE, 3’2”- fic

MEU AVÔ E EU , Cauê Nunes – Campinas-SP- 13’- fic

CONTOS E DESENCONTROS, H. Rosa e Thairon Mendes- RJ – 4’33”

DEVER CUMPRIDO, Célia Gurgel- Fortaleza-Ce- 14’- Fic

NEGÓCIO DE MENINO E MENINA, Marcus Vilar – João Pessoa-PB-8’-Fic

MENINA DA CHUVA, Rosária – RJ- 6’- anim

O POETA E A BICICLETA , Mossoró-RN- 12’-Doc

IMPERMANÊNCIAS, Francisco Flor-Guaramiranga-CE- 2’20”- exp


Fonte: Jeri Digital