Política para as mulheres em Manaus é deficitária, diz Antony

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) criticou, nesta quarta-feira (01), o Executivo Municipal por não ter dado atenção e escutado as demandas que pedem a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres na cidade de Manaus. A parlamentar classificou de deficitárias as medidas adotadas até agora na gestão do prefeito Amazonino Mendes para implantar políticas que garantam o acesso aos direitos básicos das mulheres na saúde, na educação, no trabalho e no social.

“Queremos políticas que sejam permanentes e não políticas que se alteram a cada mudança de governante. A Prefeitura de Manaus tem feito pouco para defender as mulheres da violência e para garantir educação e saúde de qualidade. Os movimentos de mulheres precisam fortalecer a luta para cobrar políticas públicas eficazes”, afirmou.

Lucia Antony destacou que, nesta luta, é importante o fortalecimento de dois instrumentos que vão dar um novo impulso na defesa dos direitos das mulheres: o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que foi criado, mas precisa atuar de forma mais efetiva, e a Secretaria Municipal da Mulher, proposta surgida na atual administração municipal, mas que não avançou muito no que se refere a sua implantação.

“O empoderamento da mulher passa necessariamente por uma participação efetiva da mulher pela vida social, econômica e política do país. É fundamental para esse empoderamento a adoção de políticas públicas que tem um recorte de gênero, pois homens e mulheres são iguais no direito, mas não na vida ”, disse.

As declarações da vereadora Lucia Antony foram concedidas, nesta quarta-feira, (01/06) no Encontro de Mulheres da Floresta 2011, onde a parlamentar comunista proferiu uma palestra sobre a participação das “Mulheres parlamentares na construção de Política Municipal”.

De Manaus,
Anwar Assi