Sem categoria

"Talvez seja hora de Palocci falar", diz líder do PT

Logo depois de a base governista conseguir a suspensão da convocação do ministro Antonio Palocci, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), avalia que o chefe da Casa Civil deverá vir a público tratar do aumento de seu patrimônio. "Talvez seja a hora de Palocci falar", pondera.

A oposição quer que Palocci explique na Câmara as atividades de consultoria que prestou enquanto ainda era deputado, entre 2006 e 2010. Para Teixeira, o ministro não deve mais justificativas, mas se beneficiaria se viesse a público tratar do assunto. "Ele já tem dado as explicações necessárias à Procuradoria Geral da República", argumenta.

A avaliação do líder petista não é isolada entre os governistas. Nesta quarta-feira (1º), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) também declarou que Palocci deve se explicar publicamente, mas avaliou que seria melhor esperar um posicionamento da Procuradoria.

Logo na manhã desta quarta, a oposição conseguiu aprovar a convocação de Palocci na Comissão de Agricultura. Mais tarde, os governistas apresentaram uma questão de ordem e o presidente Marco Maia suspendeu a convocação até a próxima terça (7), quando tomará uma decisão definitiva.

Para Teixeira, a convocação foi "um atropelo ao regimento". Os governistas afirmam que não foram respeitadas as orientações de bancada. A minoria combinou um roteiro, eles combinaram que não precisava se preocupar com a votação nominal e, em sete segundos, encerrou-se a discussão.

Na avaliação do líder do PT, "a corrente de forças não é favorável à convocação de Palocci na Câmara". A situação é mais tensa, porém, no Senado, onde alguns aliados do PMDB ameaçam apoiar a criação de uma CPI para investigar o ministro da Casa Civil.

Fonte: Terra Magazine