Semana do Meio Ambiente na TV Pernambuco

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. E em pleno alerta para o cuidado com o ecossistema, a TV Pernambuco estreiou, neste domingo (05), a nova temporada do interprograma Eu quero nadar no Capibaribe. E você?

Ao longo da programação da TVPE, o telespectador vai conferir em cada ‘Cápsula Verde’, um eco-cidadão dando seu exemplo de como é bom e simples viver praticando, diariamente, a gentileza com o planeta e com as pessoas. “É possível viver com mais saúde, beleza, economia e prazer, ajudando a reverter a situação de perigo que a natureza corre, essa é a lição que os eco-cidadãos nos ensinam”, afirma o coordenador do projeto, Julien Ineichen. Cada Cápsula funciona como pílula de ânimo, instantes catalisadores de mudanças nas atitudes de cada indivíduo diante do meio-ambiente.

Mas, o Eu quero nadar no Capibaribe. E você? vai além disso. O projeto audiovisual pretende desmistificar que preservação ambiental e ecologia são assuntos para cientistas e políticos, trazendo o debate para a vida das pessoas e para a mídia pernambucana, mantendo a discussão acesa através do blog do projeto, além de utilizar estes interprogramas como apoio pedagógico em aulas de cidadania e meio ambiente nas escolas.

O desejo de nadar no Capibaribe é uma versão local para um sonho global. Em todo o mundo, pessoas vivem com a nostalgia do contato com a natureza pura e limpa. Eu quero nadar no Capibaribe é a expressão desse desejo que encontra eco às margens do Sena, Tietê, Reno, Ganges. De todos os lugares, abramos os ouvidos e façamos acontecer! Esse é o espírito do Eu quero nadar no Capibaribe. E você?

Parceria com o projeto audiovisual – Contemplado pela segunda vez pelo Edital de Fomento ao Audiovisual da Fundarpe, o projeto EQNC foi criado para promover uma campanha de sensibilização para a importância das práticas ecológicas no cotidiano. Durante a primeira temporada foram produzidos doze episódios com 3 minutos de duração.

Os programetes foram veiculados semanalmente na tevê pública do estado e também em outras emissoras públicas do nordeste, por meio da Rede Nordeste de TV´s Públicas e também nas tevês universitárias, em diversos horários, e continuam disponíveis no site www.capibaribe.info. “A ideia é oferecer produtos diversos para diferentes parceiros e obter mais entradas na grade de programação”, afirma a diretora dos vídeos, Alice Chitunda.

A TV Pernambuco tem como prioridade tornar-se difusora e estreitar o relacionamento com o setor audiovisual do estado, além de promover os Direitos Humanos, combater as diversas formas de preconceito, valorizar a cultura regional e disponibilizar conteúdo educativo, científico e informativo, com qualidade técnica e estética.

Fonte Site da Secretária de Ciência e Tecnologia de PE