Grupo Brasil Cuba é reinstalado no Congresso Nacional

Foi reinstalado nesta terça-feira, às 10h, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados, o Grupo Parlamentar Brasil Cuba. Mais de 30 parlamentares prestigiaram o evento. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi reconduzida à presidência e propôs, com aprovação unânime, diretoria mais igualitária possível no que se refere ao número de senadores, deputados e partidos. Entre as demandas do Grupo consta a prestação de solidariedade aos cinco cubanos presos nos Estados Unidos.

O Grupo foi criado em 1989. É o mais antigo em funcionamento contínuo. Hoje é integrado por mais de 180 parlamentares representantes de todas as correntes políticas do Congresso.

Segundo Vanessa, o principal objetivo do Grupo é contribuir para a aproximação política, econômica, cultural, tecnológica e social entre os dois países. Ela destacou a importância histórica de Cuba. “É um povo que procura manter e garantir uma a uma as conquistas obtidas ao longo de sua história”.

A senadora lembrou que o Grupo tem um leque de importantes atividades a desenvolver do ponto de vista da manutenção da democracia. Citou como exemplo o posicionamento firme contra o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba, a validação dos diplomas dos médicos brasileiros formados em Cuba, e sugeriu a organização de um grupo de parlamentares brasileiros para visitar os cubanos que estão presos nos EUA desde 1998.

Eles foram presos por agentes do FBI, sob a acusação de serem espiões do governo de Cuba. Durante 17 meses, sem que fossem levados a julgamento e sem condenação, foram mantidos em celas solitárias e isolados entre si e dos demais presos. Atualmente o movimento europeu de solidariedade a Cuba faz circular uma petição que prevê um milhão de assinaturas para que o presidente Barack Obama conceda indulto e liberte os Cinco.

Vínculo Brasil Cuba – O embaixador Cubano, Carlos Rafael Zamora, lembrou que o Brasil e Cuba têm vínculo fraternal desde a época colonial, o que perdura até hoje. Para ele esta ligação está sedimentada, principalmente, nas questões culturais.

“Nunca houve sombra de contradição ou problema antagônico que o sentimento fraterno existente entre Brasil e Cuba não fosse capaz de desfazer”, salientou o embaixador. Ele atribuiu a essa relação a criação do Grupo Parlamentar . “Vocês são representantes desse digno e querido povo”, disse o embaixador, saudando os parlamentares brasileiros.

Da Assessoria de Comunicação