Sem categoria

Otan lança maior bombardeio à Líbia em 4 meses de ofensiva

Os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ocorridos nesta terça-feira (7) foram considerados os ataques mais violentos contra forças do regime de Muamar Kadafi em quatro meses de ofensiva na Líbia. Mais de quarenta explosões foram registradas apenas no complexo que serve de sede para o governo, erguendo cortinas de fumaça e pó. Os ataques foram realizados em plena luz do dia.

Em um discurso de dez minutos, cujo áudio foi transmitido pela TV estatal de Trípoli, Kadafi condenou as ações da Otan e da oposição. "Nós não vamos nos render. Temos apenas uma escolha, a de seguir até o fim. Morte, vitória – não importa. Não nos renderemos", gritava Kadafi.

Ao final do discurso, o líder que governa a Líbia desde 1969 insistiu: "Não nos ajoelharemos. Temos uma opção única: permaneceremos em nossas terras, vivos ou mortos, o martírio é um milhão de vezes melhor que a rendição”.

Mais de 7 mil pessoas – na maioria líbios – cruzaram a fronteira com a Tunísia desde segunda-feira, tentando escapar dos bombardeios da Otan e dos confrontos entre opositores e forças leais ao regime. A informação foi revelada ontem pelo Ministério da Defesa da Tunísia. Nos últimos dias, autoridades da Otan avisaram que os ataques contra alvos do regime seriam ampliados.

Os ataques se prolongaram durante toda a madrugada e as colunas de fumaça podiam ser vistas pela manhã desta quarta, segundo relatos de moradores do centro de Trípoli. A região de Bab Al-Aziziyah foi uma das mais atingidas pelos bombardeios.

A maioria dos edifícios dessa região estão destruídos por sucessivos ataques da Otan há mais de duas semanas. O porta-voz do governo, Moussa Ibrahim, confirmou que 31 líbios morreram durante os ataques. Ainda assim, as tropas da Otan continuam afirmando que o objetivo da ação é atingir unicamente as instalações militares do país.

Na última segunda-feira, a aliança destruiu instalações da televisão estatal, sistemas de satélites, plataformas de transição, veículos e centros de comando e controle, segundo informações do Ministério Líbio de Informação.

Os enfrentamentos entre o Exército regular de Kadafi e o exército de rebeldes – que conta com o apoio da Otan em suas ofensivas – continuam em regiões como Ajdabiyah e no centro petroleiro de Brega. As regiões de Misratah e as Montanhas Ocidentais, próximas ao povoado de Yafran, há alguns dias estão sob o comando dos insurgentes, segundo relato de moradores.

Da Redação, com agências