Sindicato da Construção Civil denuncia censura de emissora de TV

Comercial do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil teria sido censurado pela TV Diário.

Segundo os sindicalistas, a emissora TV Diário foi contratada no final do mês de abril pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção Civil de Fortaleza (STICCRMF) para veicular um comercial de 30 segundos de esclarecimento da legitimação da greve da categoria vigente na época. O VT, aprovado pelo sindicato e pela emissora, deveria entrar no ar, em diversos horários, nos dias 28 e 29 de abril.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil ratifica que “no contrato assinado e redigido pela emissora existe a afirmação de que a relação de contratação não pode ser quebrada em função de o produto ser perecível, ou seja, perder sua função após a data determinada”.

Embora o comercial não tenha ido ao ar, a emissora contratada não entrou em contato com o sindicato e com a agência que fez o VT para informá-los. “Somente no dia 31 de maio foi descoberto que a TV Diário havia vetado o comercial, sem que houvesse qualquer irregularidade técnica ou legal que impedisse sua veiculação”.

Para a assessora de comunicação do STICCRMF, Marina Valente, a postura da TV Diário demonstra que não houve profissionalismo por parte do setor administrativo da emissora e também uma prova de que os interesses das emissoras muitas vezes se sobrepõem ao interesse público no Brasil. “Os trabalhadores foram prejudicados e a atitude da emissora contribuiu para a continuidade da marginalização do movimento resultando em possíveis danos ao processo reivindicatório da categoria”, reforçou, Valente.

Fonte: Blog Voz do Peão