População do Rio forma um mar vermelho em apoio aos bombeiros

A orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu um mar de pessoas vestidas de vermelho no dia 12. Mais de 27 mil pessoas participaram do ato em solidariedade aos bombeiros.

manifestação - Octávio Leal Neto

Pessoas de diversas regiões do estado se vestiram de vermelho e participaram da manifestação, que contou ainda com representações de bombeiros e policiais civis de outros estados, como Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e outros. Outras categorias também estiveram presentes, como professores e profissionais da saúde. Centrais sindicais, como CTB e CUT, também apoiaram o movimento, além de parlamentares.

Mas veio da população o maior apoio. Nas janelas das casas e dos prédios foram pendurados faixas e panos vermelhos. Nos carros, uma fita demonstrava a admiração pelos bombeiros e, durante toda a caminhada, as pessoas pararam e aplaudiram a luta dos bombeiros.

Os 439 bombeiros soltos no dia 11 e seus familiares estiveram presentes. Na areia de Copacabana, 439 balões representavam cada um desses trabalhadores, que agora exigem a anistia de todos. Como diz um trecho do hino da corporação cantado por eles “nem um passo daremos atrás”.

Para a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, “essa grande manifestação reflete o apoio da população a uma luta justa, hoje de comemoração pela soltura e reconhecimento das reivindicações e, ao mesmo tempo, de luta para que as conquistas se concretizem”.

Anistia

A prisão dos 439 bombeiros foi recebida com indignação pela população, em um movimento que só tem crescido. Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) esse é um movimento de apoio impressionante da sociedade, amplíssimo, diferente do que alguns imaginavam. O movimento cresceu e o próximo passo é que a comissão parlamentar da Alerj vá ao governador para que se aumente a proposta salarial, de forma a contemplar o movimento. E em Brasília, que seja aprovada a anistia.

O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB), da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e um dos que solicitou o habeas corpus, classificou a prisão dos bombeiros como “ilegal e desumana”. Para ele, “essa movimentação da população do Rio de Janeiro representa não só indignação contra esse ato de injustiça, de opressão, mas reafirma que cadeia é para bandido, não é para trabalhador honesto e honrado, principalmente os bombeiros militares, que além de salvar vidas, zelam pelo patrimônio público”.

Comemorando sua libertação ao lado do deputado Protógenes, o Cabo Kalil, de Cachoeiras de Macacu e com 12 anos na corporação, levou sua esposa grávida – que também é bombeiro – e falou sobre a prisão: “foi bem sofrida, a gente não aguardava isso, até porque a reivindicação era pacífica, mas fomos tachados como bandidos. Graças ao apoio da população estamos livres e esperamos que venha a anistia, porque nós não somos bandidos”.

PEC 300

Entre as reivindicações dos bombeiros e de outros segmentos da segurança pública está a aprovação da PEC 300, que cria um piso nacional para estes servidores. Segundo o deputado federal Dr. Aluízio (PV-RJ), “esse movimento que começou no Rio de Janeiro agora vai se alastrar pelo Brasil inteiro e esse processo agora vai colocar ‘fogo’ na PEC 300 e o Congresso Nacional vai ter que se manifestar e colocar na pauta de forma imediata”.