Sem categoria

Em vista a países latino-americanos, Humala se reúne com Kirchner

Depois de visitar o Brasil na semana passada e o Uruguai na última segunda-feira (13), o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, está na Argentina onde se reúne com a presidente argentina, Cristina Kirchner, e autoridades. Segundo ele, o objetivo desta viagem é intensificar as relações políticas e econômicas, considerando que a colônia peruana na Argentina é de cerca de 300 mil pessoas.

Humala evitou comentar sobre a possibilidade de o atual presidente peruano, Alan García, conceder anistia ao ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). De acordo com o presidente eleito, o tema não está entre os itens da “agenda na Argentina".

Eleito no último dia 5, Humala resolveu fazer viagens a diversos países da América Latina. Depois da Argentina, o peruano segue para visitas aos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, do Chile, Sebastian Piñera, do Equador, Rafael Correa, da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez.

No Brasil, no último dia 10, Humala afirmou que o país é um modelo de desenvolvimento com inclusão social que serve como exemplo para o Peru. O presidente eleito evitou temas polêmicos, como a revisão de tarifas de parcerias com o governo brasileiro. Também afirmou que pretende intensificar o comércio bilateral.

De acordo com negociadores brasileiros, a tendência é de ampliar as relações econômicas e comerciais. Em 2010, o comércio bilateral envolveu US$ 565,8 milhões com superávit favorável para o Brasil de US$ 178 milhões.

Fonte: Agência Brasil