Reunião do PCdoB Minas convoca 14ª COnferência Estadual

O Comitê Estadual do PCdoB de Minas se reuniu neste sábado (11), em Belo Horizonte, e fez a convocação formal da sua 14ª Conferencia Estadual, que acontecerá na capital mineira, nos dias 7,8 e 9 de outubro. Foi aprovada também a normatização das Conferencias Municipais, iniciando um processo que vai estimular a participação da militância, através de assembléias de base, de plenárias de militantes e filiados, de assembléias de jovens comunistas que atuam na UJS e em outros coletivos partidários.

Reunião do Estadual - Jô Moraes

Além da Convocação da Conferencia, foi feita uma análise da conjuntura nacional e estadual, a primeira pela deputada federal Jô Moraes, presidente do PCdoB Minas e sobre a realidade de Minas, feita pelo deputado estadual Carlin Moura. Após o debate inicial, o secretário sindical João Batista Cassiano apresentou as resoluções do Encontro Operário do PCdoB, realizado na semana anterior em Salvador.

O secretário de organização Richard Romano apresentou e explicou as razões e as propostas contidas na Carta-compromisso, aprovada no 7º Encontro Nacional de Questões do PCdoB. Richard também detalhou os preparativos para a Conferencia Estadual e logo depois foram apresentadas as datas dos congressos de entidades como UEE, UNE, Famemg e Conam, em um informe da secretária de movimentos sociais, Viviene Xavier.

Na parte da tarde, a segunda parte da reunião a reunião foi iniciada com uma apresentação da nova Política de Quadros do PCdoB, em uma exposição feita pelo membro da Comissão de Formação do PCdoB Minas, José Rodrigues.

Finalizando a reunião, Richard Romano defendeu a aprovação de uma resolução que pretende punir filiados do PCdoB que comprovadamente não fizeram campanha para candidatos do partido nas últimas eleições, ocorridas em 2010. Depois da apresentação de alguns destaques, a resolução (leia aqui) foi aprovada por unanimidade e contém trechos como o exposto a seguir:

“Os dirigentes estaduais, municipais, vereadores que, comprovadamente descumpriram a tática eleitoral de 2010, não fazendo campanha para os candidatos do partido sofrerão penalidades previstas nos estatutos do partido.”

Da redação do Vermelho Minas