Lançada a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul

Carrion é o proponente da Frente Parlamentar.

frenteferrosul - eduardo quadros/alers

Foi instalada no início da tarde desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul), proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB). O ato, no Salão Júlio de Castilhos, contou com a presença do presidente da Casa, Adão Vilaverde (PT); do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística em exercício, Claudenir Bragagnolo; do vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Ferrovias da Câmara Federal, deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS); e do representante do Movimento Ferrosul, Samuel Gomes. O objetivo é promover uma grande mobilização para apoiar a Ferrosul e trabalhar para implantação e ampliação das ferrovias no território gaúcho.

Segundo o proponente, cerca de 80% das cargas no Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico e, em consequência, perda na competitividade com os demais estados. Ele também lembrou que dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, 16 mil foram desativadas pelas concessionárias, aumentando ainda mais os prejuízos. “A Frente Parlamentar permitirá, em audiências por todo o Estado, a discussão dos melhores caminhos a serem adotados. Assim, poderemos apoiar a efetiva implantação da Ferrosul nos quatro estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul”, disse Raul Carrion.

Vilaverde enfatizou a importância do apoio do Parlamento gaúcho. “Com a Frente Parlamentar, este importante tema ganhará maior dimensão e buscaremos apoio com a Câmara e o Senado Federal”, disse ele. Já Gomes, destacou a história e a importância da Ferrosul para o desenvolvimento da região, e o deputado Jerônimo Goergen, solicitou ajuda à Frente Parlamentar na organização do Seminário da Região Sul, que acontecerá no dia 26 de agosto, no plenário da Assembleia Legislativa. A primeira atividade da Frente ocorrerá no dia 22 de junho, quarta-feira. Será uma audiência, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Também estiveram presentes na cerimônia os deputados Altemir Tortelli (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Edson Brum (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Jurandir Maciel (PTB), Gilmar Sossela (PDT) e Adroaldo Loureiro (PDT), bem como o secretário de Estado da Justiça e de Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e representantes de diversas entidades.

Ferrosul
É uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos na região do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), interligando os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Isabela Soares
Com informações Ag. ALERS