Sem categoria

ONU atende pedido de deputados e instala escritório no Brasil

Ricardo Mena, representante Regional para as Américas da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou a instalação do primeiro gabinete para acompanhamento de catástrofes climáticas na América do sul. Ele atende a um apelo feito em Genebra, na Suíça, há dois meses, por um grupo de parlamentares coordenado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que preside, na Câmara Federal, a Comissão Especial diante de catástrofes provocadas por fenômenos naturais.

No Brasil, inicialmente, o escritório da ONU será montado no Rio de Janeiro, cuja Região Serrana, visitada pela comissão há três semanas, contabilizou mais de mil mortos em decorrência de chuvas intensas no início deste ano.

“Seguramente, a presença e o apoio da ONU possibilitou a inserção do país em fóruns de discussões que tratam de problemas similares aos encontrados no Brasil”, afirmou a deputada, adiantando que o relatório da comissão com as sugestões de um Código de Proteção Civil para o país será apresentado até o final do ano.

Ricardo Mena fez o anúncio da abertura do novo escritório, na manhã desta quarta-feira (15), no Congresso Nacional, quando foi recebido pelo segundo vice-presidente da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), pelo ministro do Itamaraty e coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome no Brasil, Milton Rondó, e pelo relator da comissão, Glauber Braga (PSB-RJ).

A deputada Perpétua Almeida, que está de licença médica em razão de ter contraído dengue, não compareceu ao encontro, mas reafirmou, por intermédio de sua assessoria, a importante contribuição da ONU em articular com órgãos governamentais e não governamentais um arcabouço jurídico capaz de dar segurança ambiental a estados e municípios sujeitos às oscilações do clima.

Em sua fala, o representante da ONU confirmou presença como palestrante no seminário que a comissão especial fará em setembro sobre o tema. Ele agradeceu o convite da deputada, o que lhe possibilitou a oportunidade de conhecer o parlamento brasileiro. “Manifesto, em nome da ONU, meus votos de pronto restabelecimento e que a senhora deputada alcance o objetivo de tornar o Brasil um país mais seguro diante das catástrofes climáticas”, afirmou.