Matheus denuncia caso de racismo em Cidreira

O Vereador Matheus Junges (PCdoB) denunciou nas últimas sessões e protocolou uma moção de repúdio contra o crime de racismo ocorrido no mês de maio no Lar dos Idosos. O caso ocorreu nos dias 05 e 25 de maio contra o funcionário Márcio Pereira da Silva, técnico em enfermagem.

Após saber do caso, Matheus falou na tribuna da Câmara e protocolou uma moção de repúdio que será votada nessa segunda, 20 de junho.

A seguir, a íntegra da moção protocolada pelo Vereador Matheus e que será encaminhada para as Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e do Senado:

“Vivemos uma epóca de verdadeiros descasos e desmandos na área da saúde em Cidreira, incluindo a falta de gestão no Lar dos Idosos que levou-o no ano passado a racionar comida e ficar 3 dias sem energia elétrica, comprometendo com isso o bom atendimento aos idosos de nossa praia.
Além disso, as denúncias anotadas no livro ata dos plantões pelos profissionais de saúde do Lar dos Idosos, dão coro ao sentimento de que muitas situações estão erradas. Falta de medicamentos, mudança na dosagem de remédios por pessoas inabilitadas tecnicamente, demora de até 40 minutos no atendimento de urgência e emergência para idosos com problemas repentinos até o absurdo de não dispor de equipamentos básicos, como um medidor de pressão arterial.
Há tempo, profissionais de saúde que denunciam tais irregularidades são perseguidos pela Coordenadora do Lar, Sra. Geni Barbosa Tomazzini, pelo Secretário da Saúde, Sr. Mauricio Brizol Tomazzini e até pelo Prefeito Municipal. Sr. Roberto Cesar Pires Camargo. De transferências sem justificativas à relatórios tendenciosos nas avaliações de estágio probatório dos servidores concursados com menos de 3 anos de admissão.
Porém, no último dia 25 de maio as coisas fugiram do controle e encontraram o espaço do inaceitável. Além de todos esses descasos já mencionados e que já foram levados ao conhecimento do Conselho Municipal de Saúde e das autoridades judiciais, a Sra. Geni Tomazzini agiu de forma racista ao numa discussão com o técnico em enfermagem, Sr. Márcio Pereira da Silva chamá-lo de “nego desgraçado”.
Esse grave crime ocorreu por conta do técnico em enfermagem chamar a atenção da Sra. Geni que ela não deveria dar banho nos idosos, pois esse seria um trabalho para profissionais técnicos, habilitação que a mesma não possui.
Esse não foi o primeiro caso de racismo no Lar dos Idosos, no dia 05 de maio, a Sra. Geni também agiu da mesma forma. Nos dois casos, o Sr. Márcio registrou boletins de ocorrência, no primeiro, não solicitando o encaminhamento criminal e o segundo solicitando-o. Também possui registros fotográficos das irregularidades mencionadas nos dois primeiros parágrafos desta moção, além de gravações em áudio dos dois casos de racismo.
No dia 25 de maio, o Sr. Márcio solicitou a presença da Brigada Militar e após a chegada da viatura, os policiais surpreendentemente não deram prisão em flagrante para a Sra. Geni, mesmo ela confirmando o crime de racismo cometido.
Portanto, estamos diante de vários crimes. O pior deles, foi cometido pelo Secretário da Saúde e pelo Prefeito: o de conivência. Mesmo cientes de tudo o que aconteceu, as duas autoridades responsáveis diretamente por abrir uma investigação interna e até tomar as medidas cabíveis previstas na Lei Municipal de Assédio Moral não fizeram nada nessa direção. Ao contrário, retiraram o profissional Márcio do Lar dos Idosos e o mandaram para o Posto 24h. Perseguiram o que já estava perseguido, coagido, ofendido e injustiçado.
Com esta Moção de Repúdio, solicitamos: A exoneração imediata da Sra. Geni Barbosa Tomazzini e do Sr. Mauricio Brizol Tomazzini, o retorno do técnico Márcio Pereira da Silva para o Lar dos Idosos, a abertura de investigação na Brigada Militar sobre o não cumprimento do previsto na lei que criminaliza o racismo, a abertura de investigação sobre as irregularidades cometidas na gestão do Lar dos Idosos e a abertura de investigação sobre possível crime de responsabilidade cometido pelo Sr. Prefeito.
Cidreira, 08 de junho de 2011.

Com informações da assessoria do vereador Matheus Junges