Sem categoria

Restos mortais de 104 vítimas do voo 447 chegam hoje à França

As autoridades da França aguardam para esta quinta-feira (16) a chegada do navio que transporta os restos mortais de 104 vítimas do voo AF 447 — que caiu no mar quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, em 31 de maio de 2009. A identificação dos corpos, segundo especialistas, pode levar até seis semanas. A ideia é começar o trabalho no sábado (18).

No acidente, morreram 228 pessoas – 26 alemães, a terceira nacionalidade em número de vítimas. A bordo do avião havia 72 franceses e 59 brasileiros, além de passageiros de mais 30 países.

Nesta quarta (15), porém, a reunião em Paris entre as autoridades francesas e os parentes das vítimas acabou sem acordo sobre a identificação e restituição dos corpos. As famílias brasileiras querem que os corpos sejam identificados e entregues aos parentes.

O presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447 no Brasil, Nelson Marinho, representa um grupo que pensa de maneira diferente dos alemães e de alguns franceses. Para os europeus, o ideal é manter os corpos onde estão.

Outra divergência também pode ocorrer em relação ao local do sepultamento. Segundo Marinho, os representantes das famílias francesas defendem a ideia de um monumento internacional, onde todos os corpos resgatados em maio passado e no início deste mês seriam enterrados.

A decisão de identificar os restos mortais não cabe, no entanto, aos parentes. Na reunião em Paris, entre autoridades francesas e representantes das associações, o secretário dos Transportes, Thierry Mariani, disse que a identificação dos corpos é uma determinação da Justiça francesa e que ela será cumprida.

O diretor do Instituto de Pesquisas Criminas da Polícia Militar francesa, que coordenará os trabalhos, o coronel François Daoust, afirmou que o processo de identificação pode levar vários meses. Segundo ele, a identificação dos 50 corpos resgatados pouco depois da catástrofe, em 2009, demorou dois meses.

Fonte: Agência Brasil