Sem categoria

Cuba desmente versão sobre eleição Ban Ki-moon

Cuba desmentiu versões que responsabilizam o país caribenho de evitar que o Grupo da América Latina e as Caribe (Grulac) apoiasse a reeleição de Ban Ki-moon como secretário-geral de Nações Unidas.

A rejeição a esses rumores difundidos pela agência Reuters foi destacada em um comunicado difundido pela Missão Permanente de Cuba na ONU.

A nota cubana "recusa terminantemente dita alegação, principalmente quando o citado grupo não se reuniu no dia de hoje (16 de junho)".

Agrega que "na ocasião anterior em que o Grulac examinou este assunto, Cuba não esteve entre os países que informaram não contar com instruções de apoiar ao secretário-geral, nem se opôs a dita reeleição".

O texto propõe à Reuters que dê conhecer a identidade de sua fonte, descrita por essa agência como "um diplomata ocidental".

Assim mesmo, a missão cubana assinalou que se trata de rumores infundados sobre um ato tão sério e transcendente como a eleição do secretário-geral das Nações Unidas".

Nesta quinta-feira (16), o Conselho de Segurança anunciou que recomendará à Assembleia Geral a eleição do atual titular da ONU para um segundo mandato de cinco anos.

Sem nenhum outro postulante, Ban Ki-moon anunciou há10 dias sua aspiração a continuar no cargo por um segundo período a partir do próximo 1 de janeiro.

Formalmente, o secretário-geral é nomeado pela Assembleia Geral para um período de cinco anos.

Fonte: Prtensa Latina