Sem categoria

Em ano eleitoral, Cristina vê PIB argentino saltar 9,9% no 1º tri

O governo de Cristina Kirchner anunciou, na sexta-feira, a expansão de 9,9% da economia argentina no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, em Buenos Aires, o país cresceu 2,8% em relação ao quarto trimestre de 2010, impulsionado em parte pelo consumo.

"Foi um trimestre muito bom, com uma certa inércia em relação ao ano passado", disse Orçando Ferreres, um ex-vice-ministro da Economia que hoje tem uma consultoria em Buenos Aires.

Na semana passada, a presidente Cristina Kirchner disse que a economia argentina poderá crescer até 8% em 2011, o nono ano consecutivo de crescimento e quase o dobro dos 4,3% previstos no orçamento do governo para 2011. 0Esse desempenho vem ajudando a presidente a liderar as pesquisas de intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro, sem que ela tenha declarado até agora sua candidatura.

O consumo doméstico, por sua vez, cresceu 11,3% no primeiro trimestre, enquanto as exportações aumentaram 7,1% e a produção industrial cresceu 13%, segundo divulgado na sexta pelo órgão oficial. O ritmo da expansão no primeiro trimestre foi o maior desde o crescimento anualizado de 11,8% apurado no segundo trimestre de 2010.

Da Redação, com informações do Valor Econômico