Sem categoria

Homens brasileiros querem fim da violência contra as mulheres

Em visita ao Brasil na semana passada, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu, em Brasília, 56 mil assinaturas de homens brasileiros, coletadas pela campanha “Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O abaixo-assinado foi entregue pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),  Iriny Lopes, que reforçou o compromisso do Governo Brasileiro com o fim da violência contra as mulheres e o envolvimento de novos atores, a exemplo do público masculino.

A lista com os nomes dos homens brasileiros vai fazer parte do contador mundial de assinaturas e ações impulsionadas pela campanha do Secretário-Geral “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres". No País, as assinaturas foram coletadas pela internet, numa demonstração do compromisso público de líderes políticos, atletas, artistas e milhares de anônimos com a implementação integral da Lei Maria da Penha e a efetivação de políticas públicas voltadas para a eliminação da violência contra as mulheres.

Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. Isso corresponde ao assassinato de 10 mulheres por dia no Brasil. Elas morrem em número e proporção bem mais baixos do que os homens (92% das vítimas), mas o nível de assassinato feminino no Brasil fica acima do padrão internacional.

As taxas de assassinatos femininos no Brasil são mais altas do que as da maioria dos países europeus, conforme o Mapa da Violência 2010, cujos índices não ultrapassam 0,5 caso por 100 mil habitantes, mas ficam abaixo de nações que lideram a lista, como África do Sul (25 por 100 mil habitantes) e Colômbia (7,8 por 100 mil).

A campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, tem por objetivo prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.

A UNA-SE convoca os governos, a sociedade civil, as organizações de mulheres, os jovens, o setor privado, a mídia e todo o Sistema ONU para unir forças na erradicação do fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas. Até 2015, a UNA-SE pretende atingir cinco objetivos em todos os países:

• Adotar e fazer cumprir leis nacionais para combater e punir todas as formas de violência contra mulheres e meninas;
• Adotar e implementar planos de ação nacionais multissetoriais;
• Fortalecer a coleta de dados sobre a propagação da violência contra mulheres e meninas;
• Aumentar a consciência pública e a mobilização social; e
• Erradicar a violência sexual em conflitos.

Fonte: ONU Mulheres