PCdoB reafirma decisão de lançar candidaturas próprias na Bahia

O vice-presidente estadual do PCdoB e diretor presidente da Bahiagas, Davidson Magalhães, foi um dos gestores PCdoB no seminário nacional “Governar para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, realizado no último final de semana em Brasília. O evento debateu a participação do partido na área institucional e promoveu a troca de experiência entre gestões comunistas de diversas partes do Brasil.

“O seminário nacional sobre participação nos governos – participação na área institucional para o novo projeto de desenvolvimento nacional – faz parte de uma tentativa de sistematização da participação dos comunistas na área institucional. Este é um desafio novo, que vem exatamente da compreensão que o partido teve a partir da 9ª Conferência, sobre a área institucional como fonte importante de acúmulo para a atuação estratégia partidária no Brasil, para fazer avançar a luta pelo socialismo. A partir da daí, do 11º Congresso e do 12º Congresso que reafirmou a importância estratégica da participação na área institucional, nós não tínhamos tido ainda uma primeira tentativa de sistematização das nossas participações. Então, este seminário foi exatamente para trocar estas experiências de participação e definir, do ponto de vista dos nossos princípios norteadores de participação na área institucional, os nossos riscos e desafios de atuação nesta área”, afirmou Magalhães.

Segundo o vice-presidente do PCdoB na Bahia, foi um debate intenso, que passou em revista a experiência e o acúmulo teórico do partido sobre esta participação. “Foi a partir daí que se viu a necessidade de organizar e articular melhor nossa participação nas áreas institucionais. Como consequência prática, vamos desdobrar isso em seminários nos estados, principalmente naqueles em que o partido tem uma participação institucional mais destacada, como é o caso da Bahia. Ao lado disso, foi lançado um livro que sistematiza a participação dos comunistas em administrações públicas tanto a nível federal, estadual e municipal, e isso deve servir como referencial de leitura e debate nas fileiras do partido”, disse.

O comunista baiano explicou ainda que o seminário nacional serviu para reforçar a estratégia do partido de lançar candidaturas majoritárias nas principais cidades brasileiras. “Na medida em que a participação institucional se destaca como um aspecto estratégico para a política partidária, o desdobramento natural disso é a necessidade de ter candidatos a prefeitos nas principais cidades e ampliar o número de vereadores eleitos pelo PCdoB, já que esta passa a ser uma área destacada para a nossa participação política, para acumular forças políticas para a construção do socialismo. Nós temos que lançar um grande número de candidatos, então está na ordem do dia preparar um número grande nas principais cidades do estado da Bahia”, concluiu Magalhães.

De Salvador,
Eliane Costa