Sem categoria

Fotos inéditas expõem Hitler com prisioneiros do holocausto

Fotografias feitas durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), nas quais aparecem o líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) e prisioneiros de um campo de concentração, foram divulgadas pelo jornal norte-americano The New York Times. O álbum ao qual o jornal norte-americano teve acesso foi descoberto em Nova York, mas o autor e proprietários são até agora desconhecidos.

De acordo com o jornal, o álbum de fotografias chegou às mãos dos jornalistas por um "homem da indústria da moda que trabalha em Manhattan" e que prefere ficar no anonimato. As fotografias, em preto e branco, não têm qualquer referências de datas nem de locais, mas revelam imagens inéditas de Hitler, de soldados nazistas e prisioneiros em campos de concentração.

As imagens indicam que o fotógrafo teve acesso livre, pois as pessoas retratadas estão próximas e à vontade. A direção do The New York Times pediu aos leitores que ajudem na identificação dos personagens das fotografias.

Segundo estudiosos entrevistados pelo jornal, as fotografias devem ter sido feitas no campo de concentração de Minsk em 1941 – um dos maiores guetos em território soviético. Também há identificação de uma estação ferroviária, na qual Hitler aguarda a chegada do então regente da Hungria, Miklós Horthy.

A chefe do Arquivo Fotográfico do Museu do Holocausto nos Estados Unidos, Judith Cohen, disse que o conjunto de fotografias se destaca pela qualidade das imagens. “[Foram feitas] claramente por um profissional que sabia o que estava fotografando", disse ela, que acredita que o profissional integrava a equipe de Hitler

Fonte: Agência Brasil