Presidência do PMDB deve barrar indicação de Onofre Marques

Após o Conexão Tocantins divulgar a inclusão do ex-deputado estadual e ex-presidente do Itertins, Onofre Marques, na lista suja do trabalho escravo é tida como certa a possibilidade de sua indicação feita pelo PMDB para a Funasa não ser aceita pelo governo federal como revelou uma fonte do partido.

A indicação ficou a cargo dos deputados da bancada do PMDB, Josi Nunes, Eli Borges, José Augusto Pugliese, Iderval Silva e Sandoval Cardoso. O partido deve estudar agora um novo nome para o cargo.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o nome de Onofre consta na lista em razão de uma ocorrência trabalhista na fazenda Água Roxa, na cidade de Ananás, no norte do Tocantins.

Ainda durante a campanha a presidente Dilma Rousseff fez compromisso de não aceitar nos cargos do governo federal indicações de pessoas que tenham nome incluído na lista suja do trabalho escravo.

Comentando o assunto ao Conexão Tocantins o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Raimundo Palito (PP) chegou a afirmar que a inclusão do nome de Onofre na lista não tira a credibilidade para que ele assumisse o cargo.

Repercussão

O assunto foi inclusive alvo de repercussão no Blog do jornalista e doutor em Ciências Políticas, Leonardo Sakamoto no dia 14 deste mês.