52 anos da Revolução Cubana são lembrados em Seminário

Dezenas de representantes dos movimentos sociais, parlamentares e imprensa lotaram, na tarde desta terça-feira (28/06), o auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados Federais no Seminário “A Revolução Cubana 52 anos depois: transformações e desafios – Uma visão objetiva da realidade”. O evento foi uma realização do Grupo Parlamentar Brasil Cuba e da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente do Grupo Brasil Cuba, lembrou que a revolução cubana inspirou várias gerações do mundo. “Cuba é um país pequeno, mas de imensa visibilidade no mundo inteiro porque optou, há 52 anos, por se libertar das amarras do imperialismo norte americano e viver da forma que achou melhor para seu povo”, disse a senadora.

Vanessa destacou também que infelizmente Cuba é muito falada, mas pouco compreendida. “Muitos equívocos são ditos a respeito daquele País. Um deles é que Cuba vive uma ditadura. Um país não viveria tanto tempo sob um regime de governo se não tivesse o apoio do seu povo. São 52 anos de uma prática política e social que pode ser lida, compartilhada, estudada e debatida a partir das conquistas da Revolução”, considerou a senadora.

Além de Vanessa, participaram do seminário vários senadores e deputados federais membros do Grupo Brasil Cuba, que hoje congrega 180 parlamentares. O evento contou também com a participação das deputadas cubanas Kenia Serrano e Magali Llort – mãe de Fernando Gonzalez, um dos cinco presos cubanos nos Estados Unidos -, e a presidente do Instituto Cubano do Livro, Zuleica Romay.

Da Assessoria de comunicação da senadora Vanessa