Sem categoria

PSUV divulga nota cobrando respeito à recuperação de Chávez

O comando do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), ao qual pertence o presidente venezuelano, Hugo Chávez, emitiu nesta terça-feira (28) uma nota exigindo respeito pelo direito de ele se recuperar.

Internado em Havana, em Cuba, desde o último dia 10, Chávez não apareceu mais em público. A internação foi motivada por uma cirurgia de urgência para a retirada de um abscesso na região pélvica. A ausência de detalhes gerou especulações em torno do estado de saúde do presidente.

O comunicado foi divulgado depois de Chávez conversar por telefone com os coordenadores da legenda e organizadores da reunião do partido, em Caracas, na Venezuela. "[Sr. presidente] tem o nosso apoio e solidariedade nesta declaração e não haverá chantagem que nos imponham em nível nacional ou internacional. Continue trabalhando", diz a nota. A informação é da Presidência da República da Venezuela.

De acordo com o site do PSUV, a deputada Cilia Flores declarou: "Apoiamos que o presidente use o tempo necessário para sua recuperação total. Aqui está o povo organizado, o partido unido como nunca esteve, as instituições, o Estado, todos trabalhando. Respaldamos completamente o presidente Chávez. Esperamos que se respeite o direito que o presidente tem de se recuperar".

"Expressamos a todos os militantes que devemos estar unidos. Aqui não haverá chantagem que venha a debilitar a principal força política do país, como é o Partido Socialista Unido da Venezuela ", destacou o Cilia Flores.

Aliados de Chávez desmentiram o boato de que ele sofreria de câncer de próstata. A mãe dele, Elena Chávez, pediu ontem que as pessoas torçam pela recuperação do filho. Adán Chávez, irmão do presidente, disse que até 6 de julho ele estará de volta a Caracas, mas não forneceu mais detalhes sobre o estado de saúde dele.

A chefe de gabinete da Presidência da República da Venezuela, Erika Farias, e o deputado Diosdado Cabello disseram que durante o telefonema, ontem (27) à noite, Chávez passou “instruções para a organização” da reunião política. A deputada Cilia Flores acrescentou que o presidente orientou sobre a necessidade de revisar o processo do programa popular de habitação.

Alguns funcionários do governo têm dito que Chávez poderia voltar ao país no final dessa semana para continuar sua recuperação no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, e para presidir os atos do Bicentenário da Independência da Venezuela, e a cúpula de fundação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), ambas marcadas para 5 de julho.

Ontem, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que seu par venezuelano "está bem" de saúde. Ele afirmou que diante de sua preocupação com as informações que circulavam sobre o "estado crítico" de saúde do mandatário venezuelano entrou em contato direto com Caracas. A resposta que obteve foi a de que "o presidente Chávez está bem".

Com agências