ESTUDANTES OCUPAM PRÉDIO ABANDONADO E REIVINDICAM SEDE PRÓPRIA

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina realizou nesta terça-feira (28/06) a ocupação de um prédio público no centro da capital.

ocupação umes - internet
No local funcionava um antigo laboratório do governo estadual em um prédio cedido pelo Instituto Nacional da Previdência Social – INSS, que está inutilizado há cerca de 10 anos, e servindo apenas para esconderijo de assaltantes e para consumo de drogas.

Os estudantes reivindicam que o governo federal, através do INSS com apoio do governo estadual, possa repassar o prédio para servir de sede para a entidade, já que a UMES está sem sede há mais de 4 anos e os estudantes precisam se organizar em uma sede central e de fácil acesso a todos os estudantes de Teresina.

O Presidente da UMES, Antonio Fagner relatou que os estudantes chegaram ao local por volta das 6 horas da manhã e encontraram o prédio depredado e sujo, com indícios de consumação de drogas, muitos animais mortos, papéis rasgado e queimados e alguns móveis velhos e que tudo encontrado foi guardado em uma sala separada.

Fagner relatou ainda que a CMEIE (Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil) pagava o aluguel da sede, mas a 4 anos atrás a gestão da CMEIE vendeu a sede da UMES e nunca se posicionou em relação a compra ou aluguel de um nova sede nem mesmo sobre o dinheiro da venda da casa e os estudantes não podem mais esperar.

A Diretoria da entidade afirma que vai buscar a sensibilização do governador do Estado e demais autoridades como deputados e senadores na realização deste sonho da sede própria, já que o poder público realiza uma grande campanha de combate as drogas e principalmente ao crack e o espaço que atualmente está sendo utilizado para o consumo de substâncias entorpecentes será utilizado pela UMES e dará uma grande utilidade na organização dos estudantes.

Durante o dia os estudantes recebram manifestações de apoio de diversas entidades e ex-diretores da UMES, por lá passaram Danilio César (ex-presidente), Nairo Víctor (ex-presidente), Teleno Bartolomeu (ex-vice-presidente) Cássio Borges (diretor UNE PI/MA), Eduardo Alemão e Gardiê Silveira (Conselho Estadual de Juventude), Isadora Cortez (Diretora do DCE/UFPI), Vicente Gomes e Deolindo Moura(Legião de Vanguarda de Juventudes), Diretores do Sindicato dos Servidores da Previdência e representantes de juventudes partidárias.

Com informações de Vicente Gomes e redação de Gardiê Silveira