Sem categoria

PC da Venezuela apoia condenação à ingerência dos EUA

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) deu seu pleno apoio, nesta terça-feira (28), ao projeto de acordo apresentado pelo deputado Ortega, que condena a agressão do imperialismo norte-americano contra o povo e o governo venezuelano.

O deputado Oscar Figuera, secretário geral do PCV, representando o Grupo Parlamentar do Partido Comunista, ao falar na sessão plenária da Assembleia Nacional, disse: "O Partido Comunista da Venezuela apoiará a proposta para condenar a agressão imperialista contra o povo venezuelano, apresentado nesta reunião pelo deputado Saúl Ortega."

No debate, o deputado Figuera afirmou que a oposição de direita, para não condenar os Estados Unidos usa como manobra um discurso populista para evadir o tema da condenação contra a interferência imperialista.

Ele lembrou que o acordo aprovado pela maioria parlamentar é uma forma de alertar o mundo sobre o plano sistemático que o Estado norte-americano vem desenvolvendo para preparar uma intervenção mais direta contra a Venezuela.

"Devemos conquistar a máxima solidariedade internacional dos povos e movimentos, partidos revolucionários e progressistas para combater a contraofensiva imperialista e impedir que esta agressão possa avançar em suas ameaças", disse ele.

Ante a intervenção de deputados que afirmaram não entender a atuação de apoio aos EUA que a oposição estava desenvolvendo, o deputado Figuera declarou: "Aqueles que não acompanham a condenação do imperialismo, atuam com clara consciência e compromisso com a agressão imperialista", observando que "a oposição da extrema-direita tem sido cooptada pela política do imperialismo".

O PCV rejeitou a comparação feita pela direita venezuelana entre a agressão criminosa do imperialismo e a atuação solidária do governo e do povo cubano: "Não se pode comparar a atuação assassina e criminosa do imperialismo contra os povos com Cuba em suas relações de solidariedade e apoio fraterno aos nossos compatriotas", disse Figuera.

Finalmente, o deputado comunista afirmou: "Esta oposição Pitiyanki já derrotamos em 2002, 2003 e na maioria das eleições, e voltaremos a derrotar em 2012."