Angela defende mudanças nas concessões do transporte coletivo

Durante o seminário que debateu propostas de políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana na região da Grande Florianópolis, realizado na tarde desta quinta-feira na Assembléia Legislativa, a deputada Angela Albino (PCdoB) destacou estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), que indica que a cada R$ 1 concedido de subsídio ao transporte público são concedidos R$ 12 de subsídio para o transporte individual.

Angela defende mudanças nas concessões do transporte coletivo

Na avaliação da deputada, que coordenou o seminário, “o incentivo ao transporte coletivo é parte fundamental para resolução dos problemas da mobilidade urbana não apenas na região de Florianópolis, mas em todas as grandes cidades catarinenses”.

Angela Albino também alertou para a necessidade mudanças no atual sistema de concessão do sistema de transporte:

“O regime de concessão está na origem da maior parte dos problemas do transporte coletivo. Resumidamente, ele joga um direito social nas garras do mercado, retirando a responsabilidade política do Estado na efetivação de direitos e garantias fundamentais”, afirmou a deputada.

Na avaliação de Angela, “além de direito social, o incentivo ao transporte coletivo é parte fundamental da resolução dos problemas de mobilidade urbana”.

“Um transporte coletivo eficiente e barato, competitivo ao transporte individual, tende a diminuir o trânsito caótico que aflige nossas cidades, garantindo fluxo regular das pessoas e mercadorias, e assim o desenvolvimento econômico e humano”, concluiu a deputada.

O seminário contou com a presença do ex-secretário municipal de transporte de São Paulo, Lúcio Gregori, que falou da experiência da implantação do programa Tarifa Zero na capital paulista. Na foto, Gregori ao lado do historiador Marcelo Pomar

João Cavallazzi