Sem categoria

De Cuba, presidente Hugo Chávez informa sobre sua saúde

O presidente venezuelano Hugo Chávez transmitiu nesta quinta-feira (30) um comunicado ao seu povo e à opinião pública internacional no qual informou sobre seu estado de saúde. O próprio mandatário leu a mensagem. Ele esclareceu que está em plena evolução.

Segundo precisou, quando chegou a Cuba para encerrar um giro que incluiu o Brasil e o Equador, pretendia, além de cumprir a agenda de trabalho, submeter-se a exames para avaliar um mal-estar em seu joelho, do qual se recuperava.

Durante uma conversação com o líder, Fidel Castro, o comandante em chefe cubano lhe perguntou sobre seus problemas de saúde e diante das respostas de Chávez decidiu-se pôr à sua disposição uma equipe médica para realizar rigorosos exames.

Os especialistas diagnosticaram um abscesso pélvico que levou a uma intervenção cirúrgica e na etapa de recuperação foram detectadas outras células não detectadas antes, as quais evidenciaram a existência de um tumor cancerígeno.

Chávez especificou que toda a tumoração foi extirpada com êxito em uma operação sem complicações, depois da qual evolui satisfatoriamente, enquanto se submete a tratamentos complementares para combater os diversos tipos de células encontradas.

"Enquanto isso, tenho me mantido e me mantenho informado e no comando das ações do governo bolivariano e em comunicação permanente com o companheiro vice-presidente Elías Jaua”, assegurou.

O líder venezuelano aproveitou a ocasião para agradecer as numerosas mostras de solidariedade recebidas desde seu país, de outros povos e chefes de Estado do mundo, assim como a Cuba, Fidel Castro, o governante Raúl Castro e à medicina dessa nação caribenha colocada à sua disposição.

Finalmente se despediu com a frase: “Até a volta”.

Agência Prensa Latina