PCdoB realiza conferência buscando reposicionamento político

Com mais de 4000 filiados reunidos na base, os comunistas paraenses realizam nesse fim de semana 01, 02 e 03 de julho a 14ª Conferência Estadual do PCdoB – Pará, contando com a presença da direção nacional. A abertura do evento acontece no Auditório da Assembléia Legislativa dia 01-06 a partir das 18 horas

14ª Conferência

Nesse processo foi eleito mais de 200 delegados que se organizaram em 70 municípios do Pará com a tarefa de definir o projeto político estadual e eleger a nova direção do PCdoB para os próximos dois anos.

Entre os temas em debates o Partido Comunista do Brasil busca reposicionar-se no cenário político estadual explorando os seguintes pontos:

– As reformas: política, tributária, da comunicação e as sociais: Agrária, da educação e urbana.

– A luta por um novo projeto de desenvolvimento nacional que visa valorizar o trabalho, gerando emprego e renda com inclusão social dos brasileiros.

– Como Partido faz parte da base de sustentação do governo Dilma, lutará pelo êxito desse governo, contribuindo com a política geral do País e com políticas publicas na área do esporte responsável pelos principais eventos esportivos do mundo que se realizará no Brasil como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

– Na política estadual faz oposição programática ao Governo Jatene defende um novo modelo de desenvolvimento para o Pará, rompendo com o modelo extrativistas de exploração dos recursos naturais que se perpetua a séculos no estado.

– Disputará eleições com chapas próprias ou com alianças nos diversos municípios onde o PCdoB está organizado no Pará, tanto no campo majoritário quanto no campo proporcional

Leia abaixo a íntegra da Resolução Política a ser aprovada pela 14ª Conferência

Ampliar o protagonismo do PCdoB para combater o tucanato e construir um novo projeto de desenvolvimento para o Pará

O Partido Comunista do Brasil no Pará, reunido em sua 14ª Conferência Estadual, analisando a situação política nacional e estadual, reafirmando seus compromissos com a luta pelo socialismo, com os interesses do povo e com o desenvolvimento do Estado aprova a seguinte resolução política:

1. O PCdoB lutará pelo êxito do governo da presidenta Dilma no sentido de avançar nas mudanças estruturais no país, no rumo da construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional.

2. O PCdoB faz oposição programática ao governo Simão Jatene (PSDB), por compreender que o retorno do tucanato ao Governo do Estado significa o retorno das forças políticas conservadoras, representante das elites paraenses e do latifúndio. É tarefa central dos comunistas paraenses contribuir no relançamento do campo oposicionista ao governo Jatene, ajudando a construir um projeto de desenvolvimento para o estado do Pará, aproveitando a diversidade de riqueza e o imenso potencial econômico do território paraense, que busque a redução das desigualdades sociais e regionais, valorizando o trabalho e ampliando a democracia.

3. As eleições de 2012 serão parte do processo de reestruturação da oposição ao tucanato. O PCdoB participará desta batalha lutando para recompor um campo oposicionista, tendo como referência a base de apoio ao governo Dilma e a construção de um movimento oposicionista ao Governo do Estado. Nossos esforços serão no sentido de prioritariamente reconquistar, em chapa própria ou ampla, nossa presença na Câmara Municipal de Belém; manter e ampliar nossos espaços nas Câmaras Municipais de Vereadores no interior do Estado; disputar eleições de prefeitos e vice-prefeitos tanto no interior como na capital. Necessitamos também ampliar a base eleitoral do Partido nos grandes municípios e construir sistema de acompanhamento político de nossos mandatos. Elemento importante deste processo é uma ampla campanha de filiação de lideranças políticas ao Partido.

4. Os movimentos sociais têm importância fundamental na construção da oposição ao PSDB no Pará, pois a luta social precisa ser ampliada neste período e deve ser parte fundamental da base social da retomada de um projeto de desenvolvimento para o estado. Nossa presença nos movimentos e na luta social deve se ampliar, se aprofundar e ser tratada como prioridade, com visão especial para os trabalhadores, a juventude e as mulheres.

5. A estruturação e organização do Partido é fundamental para ampliar nossos espaços políticos e na luta social, sem um Partido forte e organizado nosso protagonismo político será reduzido. Devemos dar atenção prioritária na construção de um sistema de direção partidária, que deve ter com vértice o Comitê Estadual e sua Comissão Política, que precisam ter funcionamento coletivo ampliado. Os Comitês Municipais devem ser a base deste sistema, em especial o da Capital e das cidades polos nas diversas regiões do estado. O elo entre o Comitê Estadual e os Comitês Municipais devem ser a realização permanente de Fóruns Macrorregionais. Este esforço deve ser desenvolvido tendo como sentido a valorização da militância política e a construção de extensa base militante organizada.

6. Parte do esforço de direção é implantar uma eficaz gestão de política de quadros, partindo do levantamento de todos os quadros do Partido no estado. Construindo uma visão planejada que leve em consideração a formação, a alocação, a promoção, a renovação e o controle coletivo da atividade dos quadros partidários. Para isso é fundamental implementar o departamento de quadros no âmbito da Comissão Estadual de Organização.

7. Momento político importante deste ano de 2011 será a realização do Plebiscito sobre a divisão do estado que deve acontecer em dezembro. O PCdoB deve se posicionar politicamente neste processo, levando em consideração o projeto desenvolvimento nacional e a defesa dos interesses do povo e do desenvolvimento do Estado. Para isso devemos realizar no início do segundo semestre um amplo debate sobre o tema, com seminários regionais, mesas redondas, debates no Comitê Estadual, debate com o Comitê Central, para aprovar um posicionamento que mantenha a unidade do Partido.

8. Em 2012 o PCdoB comemorará 90 anos de vida e de luta em defesa do Brasil, dos trabalhadores, do povo e do socialismo. Devemos realizar um conjunto de atividades comemorativas em todo o estado reafirmando a identidade do Partido, a luta pelo socialismo e a defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento.

De Belém,
Moisés Alves