Diretoria faz balanço das ações em Reunião Geral

Diretoria e Delegados Sindicais fazem balanço das ações do Sinteam no primeiro semestre do ano.

Reunião Sinteam

Membros da Diretoria do Sinteam e das Delegacias Sindicais discutiram durante dois dias as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sindicato em Manaus e no interior do Estado. O debate aconteceu em evento realizado na quinta-feira (30) e sexta-feira (01), no salão do Hotel Líder.

Professores de Manaus, Fonte Boa, Itacoatiara, Tabatinga, Urucará, Borba, Tefé, Manacapuru, Barcelos, Benjamin Constant, Lábrea, Humaitá, Parintins, Iranduba, Eirunepé, Nhamundá, Careiro/Castanho, Beruri, Rio Preto da Eva, Apuí, Carauari, Novo Aripuanã, Itapiranga e Autazes estiveram presentes no ato representando seus municípios.

Na reunião foram abordados os trabalhos desenvolvidos por cada Delegacia Sindical, desde o mês de janeiro até o presente. Um dos assuntos em pauta foi o Plano de Saúde para os professores e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que em muitos municípios ainda não é uma realidade.

Segundo José Vitor, delegado sindical do município Careiro/Castanho “não existe tanta diversidade quando se fala nas dificuldades na área de educação nos municípios”. Muitos dos delegados celebraram o sonho de aquisição dos lotes de terra para a implantação das delegacias. O que já é uma realidade em alguns municípios.

A professora Maria da Conceição, vice-presidente do Sinteam destacou a atuação intensa dos municípios, que cada vez mais estão lutando pelos direitos dos trabalhadores em educação: “Os municípios estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo, não importa o que você faz nem o tempo que leva, o importante é que você faça”, ressaltou.
Ísis Tavares, presidente do Sinteam, fez uma análise da conjuntura dos trabalhos realizados pelo Sindicato.

No segundo dia do encontro foi realizado uma oficina para todos os delegados sindicais que teve como tema central DST’s/AIDS, uma ação importante do Sindicato para levar educação as crianças. Na oportunidade foi apresentado o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). No evento Doutor Noaldo Lucena falou sobre a criminalização da AIDS no Amazonas.

Congresso
A próxima ação de peso do Sinteam será o Congresso Estadual dos Educadores, que irá reunir todos os professores da capital e interior no qual irão participar de uma ação intensa que será discutido uma melhoria no Plano Nacional de Educação, as ações que vão ser realizadas ao longo do ano e o avanço dos trabalhadores no ramo.

De Manaus,
Thalles Ataide