Bahia define calendário para conferências da Juventude

Na reunião desta terça-feira (4/7), o Comitê Executivo da Comissão de Organização Estadual (COE) da Conferência de Juventude da Bahia definiu o calendário de atividades, as datas e as cidades-sede das conferências territoriais, que acontecem no período de 17 de agosto a 1º de outubro deste ano. A preparação está a todo o vapor para a etapa estadual, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro.

Neste momento estão acontecendo as conferências municipais, que podem ser realizadas até 15 de setembro. O prazo para que os prefeitos convoquem as conferências também foi prorrogado até 1º de agosto. “Até o momento 67 conferências municipais já foram convocadas. O número está dentro do esperado, mas achamos que a prorrogação do prazo para convocação vai favorecer a realização de um número maior de encontros municipais, podendo até dobrar este número”, informou Juremar Oliveira, presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve).

Para que isso aconteça, o Cejuve tem feito uma grade mobilização. “Estamos entrando em contato com os gestores municipais e falando da importância de convocar a conferência municipal. A grande dificuldade encontrada na maioria dos municípios é a ausência do que nós chamamos de Sistema de Juventude. Quando falamos da conferência de educação, toda prefeitura tem uma secretaria de educação. O mesmo acontece com o trabalho, assistência social e trabalho infantil. O que nós observamos, é que na maioria das prefeituras não há um espaço destinado a conversar e a discutir políticas de juventude. Na prática, quando você vai acionar é uma coisa muito nova e embrionária, por parte das gestões municipais”, lamentou Oliveira.

“Estamos trabalhando para mudar a situação e explicando aos gestores que a realização das conferências municipais é importante para que a cidade possa interagir com os programas e políticas que os governos federal e estadual estão elaborando para a juventude. A conferência também é uma forma de ampliar a democracia e envolver os jovens nas políticas da juventude e também na discussão de outras questões da cidade”, concluiu.

Confira o calendário das Conferências Territoriais

Agosto

Juazeiro (17)

Senhor do Bonfim (19)

Jacobina (20)

Irecê (21)

Eunápolis (25)

Itapetinga (26)

Vitoria da Conquista (27)

Jequié (28)


Setembro

Ilhéus (1º)

Valença (2)

Amargosa (3)

Cruz das Almas (4)

Santa Maria da Vitória (8)

Barreiras (9)

Ibotirama (10)

Seabra (11)

Macaúbas (15)

Brumado (16)

Itaberaba (17)

Ipirá (18)

Paulo Afonso (22)

Ribeira do Pombal (23)

Alagoinhas (24)

Serrinha (25)

Feira de Santana (30)

Outubro

RMS (1º), a definir a cidade-sede.

De Salvador,
Eliane Costa