Conheça a nova direção do PCdoB-Pará

Com o desafio de buscar um novo protagonismo no cenário político paraense, reposicionar o PCdoB e potencializar a sua estruturação partidária foi eleita a nova direção do Partido Comunista do Brasil em sua 14ª Conferência Estadual que tem como pauta: O relançamento da oposição ao governo tucano no Pará, preparar o Partido para a batalha eleitoral 2012 e fortalecer sua organização. Segue abaixo o perfil e a base social do PCdoB paraense.

1-Andréea Silva Vieira – Pedagoga; Mestranda em Educação pela UFPA, Servidora Pública Estadual/SEDUC, membro da direção estadual cessante.

2-Antonia Maria Coutinho Botelho – Professora; Servidora Pública, tendo sido vice prefeita de Abaetetuba e Secretária de Assistência Social da P.M.A (2004-2008), atualmente é Presidente do PCdoB Abaetetuba, membro da direção estadual cessante e de sua comissão política.

3-Aroldo Carneiro – 30 anos, Pedagogo e Estudante de História na UFPA e da Especialização em Educação na UEPA; Servidor Público Estadual /SEDUC; tendo sua militância iniciado na UJS em 2000, foi Coordenador Geral do CAPE/UEPA(2001); Coordenador Geral do DCE/UFPA (2002); Presidente do CEMJA (2006) e do Conselho Estadual de Juventude do Pará (2007), é atual Secretário de Organização do Comitê Estadual Cessante, membro da direção estadual desde a XI Conferência Estadual do PCdoB.

4-Célia Regina das Neves – militante do PCdoB desde 1986, origem pescadora, Secretária, Vice Presidente e Presidente do PCdoB em Curuça (1990-2004); militante da UBM desde a década de 90; atualmente é membro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS.

5-Cleber Rezende dos Santos – Professor, Estudante de Direito-ProUni/Cesupa, Ex-Presidente do PCdoB Rio Maria, atualmente é Secretário Geral da CTB/Pará e do Sintepp/Estadual, Secretário Sindical e membro do Comitê Estadual e de sua Comissão Política cessante.
6-Cleiton Costa Brito – Dirigente da UJS; Presidente da UMES (2009-2011); atualmente é Diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, e membro do Comitê Municipal de Belém.

7-Edivarde Gomes de Farias –ex- Secretário de Governo Conceição do Araguaia; ex-presidente do PCdoB Conceição do Araguaia; atualmente é Chefe de Gabinete da P. M. Bannach, da Coordenação Regional PCdoB Sul e membro do Comitê Estadual Cessante.

8-Eneida Canêdo Guimarães dos Santos – Mulher Comunista, Mãe Divorciada, Avó Sexagenária e Anistiada Política. Liderança secundarista em Goiânia-GO – presidente do Grêmio Literário "Libertas Quae Será Tamem" 1963; Liderança universitária presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Goiás, delegada ao 29º Congresso da UNE (Vinhedo – SP/1967), então de Ação Popular adota a vida na clandestinidade o codinome de Isabel em situação de camponesa (Bahia – 1968); Filia-se ao PCdoB em 1971 atuando no interior da Bahia; Em 1974 desloca-se para o Estado do Maranhão; após a Anistia 1979 muda-se para o Pará, participa da democratização brasileira; Ativista feminista da União Brasileira de Mulheres; Exerce a presidência da Federação Metropolitana de Centros Comunitários e Associações de Moradores – FEMECAM; Membro de Comitê Estadual do PCdoB/Pará, tribuneira exerce funções de direção desde o I Conferência do PCdoB Pará: agitação e propaganda, administração e finanças, movimento comunitário, movimento de mulheres e recentemente formação e propaganda; Mestre em Ciências Sociais pela UFPA; Membro do GT de Pesquisa Mulher e Participação Política do GEPEM/UFPA, atualmente é membro do Comitê Estadual cessante e de sua comissão política e do Secretariado, com a tarefa de Formação e Propaganda.

9-Érico de Albuquerque Leal – Geógrafo; Funcionário Público, ingressou no PCdoB desde a década de 80; tendo ocupado diversas tarefas; atualmente é membro do Comitê Estadual, da Comissão Política e do seu Secretariado, sendo Presidente Estadual do PCdoB Pará.

10-Gwerson Gley dos Santos – Estudante de Administração da UFPA, Tesoureiro da Câmara Municipal de Barcarena (2003-2004); Diretor do DETRAN-BARCARENA (2005-2006); Técnico Cultural da FUMBEL (2006-2007), atualmente é Presidente da UJS Barcarena e vice presidente do PCdoB de Barcarena.

11-Henos Silva do Nascimento Junior – 27 anos, graduando do último semestre em Lic./Bach. em História pela UFPA, Ex-Presidente do Centro Acadêmico de História e do Diretório Acadêmico da UFPA do Campus de Bragança, Ex-Diretor do DCE – Diretório Central dos Estudantes e do CONSUN – Conselho Universitário da UFPA, Ex-Presidente da UAP – União Acadêmica Paraense, atualmente Presidente Estadual da UJS – União da Juventude Socialista (Juventude do PCdoB), foi Candidato a Dep. Estadual 2010.

12-Ivan Tavares da Silva – Empresário, Vereador e Presidente do PCdoB Cametá, membro do Comitê Estadual cessante, e jogando um papel na construção partidária em diversos municípios.

13-João Albuquerque Paiva de Albuquerque – Bacharel em Direito, Ex-Presidente do PCdoB Santarém, Coordenador Regional Oeste, membro da direção estadual cessante.
14-Jorge Elias de Oliveira – Operário da Construção Civil, dirigente da CTB, Dirigente do PCdoB em Belém, membro da direção estadual cessante.

15-Jorge Lopes de Farias – Advogado, especialista em direito tributário pela UFPA, é Secretario de Promoção da Igualdade Racial do Comitê cessante do PCdoB/PA, onde milita desde os anos 80, possui larga experiência profissional no combate as violações de Direitos Humanos, é presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e Etnia da OAB/PA, ex-Delegado Regional do Trabalho no Pará, ex- membro do Conselho de Segurança Publica do Pará (CONSEP), membro da Coordenação da UNEGRO e do Instituto de Pesquisa Jurídica OPINIO IURIS (opinioiuris.org.br)

16-Jorge Luiz Guimarães Panzera, 40 anos, profissional do Partido, membro do Partido desde 1985, tendo sido presidente nacional da UJS (1994-1996), presidente do PCdoB Belém (1999-2004), Subchefe da Casa Civil do Governo do Estado do Pará (2008-2009), Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará (2009-2010), atualmente é membro do Comitê estadual cessante, de sua Comissão Política e de seu Secretariado, Vice- Presidente Estadual do PCdoB.

17-José Edmilson Almeida – Tarefa Estruturante – Regional Sudeste do Pará, presid. SERVIMAR, Coordenador Regional PCdoB Sudeste, membro da direção estadual cessante.

18-José Luiz Silva Ferreira (Luizinho)– Administrador, Servidor Público, Presidente do PCdoB Xinguara, da Coordenação Regional PCdoB Sul, membro da direção estadual cessante.

19-José Marco de Lima Araújo (Marcão) – Bancário, Dirigente do Sindicato dos Bancários Pará/Amapá, Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil seção Pará e da Direção Nacional da CTB; Conselheiro Estadual de Saúde – CES Pará; Conselheiro Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará – CDE Pará; Conselheiro Conselho de Ética da Pesquisa UNAMA. É Membro da Comissão Política e da Direção Estadual Cessante.

20-José Roberto da Costa Martins – Advogado, Defensor Publico, Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (2008-2009), atualmente é membro do comitê estadual cessante, da sua comissão política e a tarefa de Secretário Institucional.

21-Ketno Lucas Santiago – Graduando em História, Foi Diretor da UBES e UNE, Ex. Pres. da UJS/ES por 3 mandatos, Ex. Dirigente Nacional da UJS, foi Chefe de Gabinete da SEJUDH e da SEEL atualmente é membro do comitê estadual cessante, da sua comissão política e secretário Estadual de Juventude.

22-Leandro Schilipake – Sociólogo; Servidor Público Estadual da SEJUDH e SEDUC; Ex-Presidente do PCdoB Belém; Secretário de Esporte e Lazer (2010); atualmente é membro do Comitê Estadual Cessante.

23-Leila Márcia Silva Santos – Presidente da UMES/Belém; Presidente Nacional da UBES; atualmente é Membro do Comitê Central; Presidente PCdoB Belém, do Comitê Estadual Cessante e de sua Comissão Política.

24-Leila Mourão – Doutora em História; Professora da UFPA, militante do PCdoB desde a década de 80; Presidente da CONTETO; militante da base da UFPA.

25-Lélio Costa da Silva – Agrônomo; Servidor Público Federal, Superintendente da SPU Pará, atualmente é membro do comitê estadual cessante, da sua comissão política.

26-Liduina Monteiro Menezes (LIA) – Liderança Comunitária, Coordenadora da UBM seção Pará, da Direção Municipal do PCdoB / Belém e membro do comitê estadual cessante.
27-Lucas Lima – Bacharel e Licenciado em Letras; Professor; Servidor Público Estadual/SEDUC e Municipal/Prefeitura de Altamira; proposto para incorporar o Regional PCdoB Xingu.
28- Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida (LUIZ NETO) – Pedagogo, Servidor Público Marabá – proposto para incorpora a Coordenação Regional PCdoB Sudeste.

29-Luiz Romano da Motta Araújo Neto (LULA) – Psicólogo, Especialista em Educação Popular e em Ciências Sociais (Relações de Trabalho), Servidor Concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém, atualmente é membro do comitê estadual cessante.

30-Luzia Canuto de Oliveira Pereira – Historiadora; Mestra em História pela UFPA; Professora da SEDUC, Dirigente do SINTEPP; atualmente é membro do comitê estadual cessante e da Coordenação Sul do PCdoB.

31-Maílson Lima Nazaré – 32 anos, Professor Formado pela UEPA, especialista em historia e cultura afro-brasileira pela UFPA, começou sua militância no movimento de juventude sendo presidente de centro acadêmico de educação básica da UEPA, diretor do DCE da mesma universidade, diretor da UNE gestão 2001-2003, presidente estadual da UJS e membro de sua Direção Nacional. Participou da gestão do PCdoB no Governo Ana Julia na Secretaria de justiça e Direitos Humanos e na Secretaria de Estado de Esporte e lazer e foi também Presidente do Conselho Estadual de Juventude. Atualmente é Vice-Presidente Norte da Confederação Nacional de Associações de Moradores – CONAM. Membro do comitê Estadual Cessante da sua da comissão política, sendo secretario estadual de movimentos sociais.

32-Maíra Silva Nogueira – Pedagoga, 27 anos, pós-graduada em Estatísticas Educacionais/UFPA, militante do Movimento Estudantil (2002-2005), Secretária-Executiva do Cons. Estadual de Juventude (2008-2009), membro da Direção Estadual da UJS (2004-2009), presidente UJS/Belém (2007-2009), Membro da Direção Estadual cessante, da comissão política sendo a Secretária Estadual da Questão da Mulher.

33-Manoel Maria de Morais Paiva – Engenheiro Ambiental; Especialista em Movimentos Sociais/UEPA, Trabalhador da cadeia produtiva do alumínio – Albras/Alunorte Barcarena, Sindicalista, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Barcarena atualmente é Dirigente da CTB, Presidente do PCdoB Barcarena, atualmente é membro do comitê estadual cessante.

34-Marcela Ariteia Oliveira Nogueira – Pedagoga, estudante de Serviço Social da UFPA; Servidora Pública Estadual / FUNCAP; vice-presidente da CTB seção Pará, diretora do SEPUB; dirigente do PCdoB Belém; membro do comitê estadual cessante, e da sua Comissão Política.

35-Márcia Pinheiro de A. Leal – Pedagoga, Professora Concursada da Rede Pública Estadual, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Gestão Escolar. Militante de Base dos Trabalhadores (as) em Educação, Presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia/Unespa – gestão 1987/1988. Secretária Estadual de Finanças por 2 gestões do Pleno. Membro da comissão de Organização Estadual nas Gestões 2007/2009/2009/2011, do Comitê Estadual Cessante e da Sua Comissão Política.

36-Marcio Marcelo de Souza Trindade – Estudante de Serviço Social da UFPA, dirigente da base do PCdoB na universidade, Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA (2002-2004), Diretor da União Nacional dos Estudantes (2005 à 2007); Conselheiro Estadual de Educação (2005 à 2007), ex – Assesssor da Coord. de Combate ao Trabalho Escravo e Trafico de Pessoas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos 2007 à 2009, ex – Secretário Político da OB UFPA 2010 à 2011, Atual Secretario de Organização da OB e Conselheiro Universitário da UFPA, bolsista de extensão do Programa de Apoio à Reforma Urbana e cursando o 8º Semestre de Serviço Social da UFPA, atualmente é membro do comitê estadual cessante.

37-Marcos Afonso – Servidor Público Estadual; Presidente do Sindicato dos Servidores da FUNCAP; militante da CTB e da Frente Sindical.

38-Marcos Carmo de Almeida – Sociólogo, Funcionário público estadual, Presidente do Partido em Ipixuna do Pará, atualmente é membro do comitê estadual cessante.

39-Marcos Casteli Panzera (NECO) – Engº Agrônomo, func. público, 39 anos de militância ininterrupta no PCdoB, 45 anos de militância política revolucionária, 14 anos de clandestinidade, anistiado político, veio para o Pará em 1979 para reorganizar o PCdoB junto a Paulo Fonteles, assessor do dep. estadual Paulo Fonteles, 12 anos de secretario estadual de organização, foi secretário de comunicação, de finanças e de formação do Comitê Estadual, participou de 6 cursos nacionais do Partido, atual secretário de organização do CM de Belém e membro da Comissão Política Estadual, é do Comitê Estadual desde a sua I Conferência.

40-Maria Aparecida Barros Cavalcante – Servidora Pública da SPU, Membro do Comitê Estadual Cessante da Comissão Política e do Secretariado, com a tarefa de Secretária de Finanças.

41-Maria Soraya Ferraz de Lana – Servidora pública SPU, Dirigente do PCdoB de Tucurui, atualmente é membro do comitê estadual cessante.

42-Marilia Tavares dos Santos – Professora, Vice Presidente do PCdoB/Curralinho, proposta para incorporar a Coordenação Regional Marajó do PCdoB Pará, milita também na frente de Mulheres.

43-Mario Rodrigues da Silva Filho – Sociólogo; Professor da SEDUC; Liderança do Município de Itupiranga; Militante dos Movimentos Sociais e da Causa Indígena, proposto para a Fórum dos Movimentos Sociais PCdoB Pará.

44-Moisés Alves de Souza – 36 anos, profissional do partido, filado ao partido desde 1995, Presidente da UMES (1993) de Belém, diretor nacional da UBES gestão (1994-1995), Secretário de Organização do Comitê Municipal de Belém (2000-2004); coordenou o Projeto Cidadania na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (2007-2008), diretor de Esporte de Alto-Rendimento da SEEL (2009-2010). Atualmente é Membro da Direção Estadual Cessante, e de sua Comissão Política, e do Secretariado com tarefa de Secretário Estadual de Comunicação.

45-Nairo Bentes de Melo – Militante da Base dos Trabalhadores em Educação. Professor Concursado de Matemática da Rede Pública Estadual. Especialista na área de Educação e Políticas Públicas de Combate ao Racismo. Mestrando em Educação na Universidade Federal do Pará. Secretário de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PA. Ex-Presidente do Diretório Central dos Estudantes do IFPA. Escritor do Blog http://nairobentes.blogspot.com

46-Paulo Cesar Fonteles de Lima Filho – Pesquisador da Guerrilha, é membro do Grupo Araguaia do Ministério da Justiça, tendo sido vereador de Belém por 2 mandatos.

47-Pedro Cesar Miranda Fonteles de Lima – Historiador, 24 anos; Dirigente Estadual da UJS, Presidente da UAP (2009-2011); autor de “Guerrilha do Araguaia – Luta e apropriação da massa campesina”. Militante da frente de juventude.

48-José Costa dos Santos (PELÉ)_ – Trabalhador Rural, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucumã e Presidente do PCdoB de Tucumã.

49-Maria do Perpétuo Socorro Rebelo de Andrade Picanço (DELEGADA PERPETUA) – Servidora Pública; Delegada de Polícia Civil, Ex-Presidente da Associação dos Delegados de Policia Civil do Pará (ADEPOL), presidente do PCdoB de Ourém.

50-Rejane Cardoso Paiva – 30 anos, ex-Coordenadora da UMES/Belém; ex-vice norte da UBES, e EX-direção de Belém. Atualmente membro da comissão de finanças do Estadual PA.
51-Rita Miriam Barroso Tavares – Advogada, militante da frente de Mulheres e de Formação, atualmente é dirigente do PCdoB Belém e membro do comitê estadual cessante.

52-Roberdam Henriques de Carvalho – Tecnólogo em Gestão Pública, militante da frente de movimentos sociais do PCdoB desde 1996, atualmente é membro do Comitê Municipal de Belém, Presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de Belém / FEMAMB.

53-Rodrigo Ferreira de Moraes – 29 anos, Pedagogo , especialista em metodologia da educação superior pela UEPA. Ex diretor do CA de Pedagogia ( UEPA) e CA de História ( UFPA) Ex-Coordenador Geral do DCE da UEPA, Ex presidente do Conselho Estadual de Juventude do Pará, foi vice-Presidente Norte e Membro da Executiva da União Nacional dos Estudantes. Foi por 2 gestões presidente da UJS no Pará e membro de sua Direção Nacional . Tem 13 anos de militância no PCdoB e atualmente é membro do Comitê Municipal de Belém, e da Comissão Política Estadual do Comitê Cessante.

54-Rômulo Gadelha – militante do PCdoB de Belém; Presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitários, proposto para incorporar a direção no âmbito das tarefas de comunicação.

55-Roquevam Alves Silva (Roquevam do Mab) – Dirigente do PCdoB Tucurui; Dirigente do MAB; da Frente de Movimentos Sociais.

56-Sidiclei Barros Miranda – Economista e Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional pela UFPA, Presidente Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Breves; Presidente do PCdoB de Breves, proposto para incorporar a Coordenação Regional Marajó do PCdoB Pará.

57-Sinmarlene Duet Resende Silva – Presidente do PCdoB de Redenção, proposta para incorporar a Coordenação Regional Sul do PCdoB Pará.

58-Vanderlei Maciel Pinheiro – Pedagogo, Especialista em Educação, Ex-Coordenador Geral do CAPE/UEPA, Ex-Presidente Estadual da UJS, Ex-Secretário de Organização do PCdoB-Belém, Fundador do Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônica- CEMJA, Membro da Comissão Estadual de Organização do PCdoB-PA, Membro do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Fundador e Presidente da União de Negros Pela Igualdade Racial – UNEGRO/PA. Atualmente é membro da Direção Municipal do PCdoB Belém, do Comitê Estadual Cessante e da Sua Comissão Política.

59-Francisco Wesley Batista Moreira – Pedagogo; Assessor da SEMEC Rio Maria; Presidente do PCdoB do Rio Maria; proposto para incorporar a Coordenação Regional Sul do PCdoB Pará.

De Belém,
Moisés Alves