Sem categoria

Capes é homenageada no Palácio do Planalto pelo 60º aniversário

Em meio a discussão sobre a necessidade de qualificação profissional dos brasileiros, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação recebeu homenagem pelos seus 60 anos, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto. A solenidade foi marcada pela entrega do Prêmio Anísio Teixeira a pesquisadores e professores que contribuíram para o crescimento da educação e da ciência no Brasil.

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad, que conduziram a solenidade, destacaram a contribuição da Capes para a formação de profissionais altamente qualificados.

Em 2010, a instituição concedeu 116 mil bolsas — 58 mil no país e cinco mil no exterior, além de 53 mil para a educação básica. Entre 2007 e 2009, o Brasil ampliou em 56% o número de artigos em publicações científicas de alto padrão e passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica.

A presidente Dilma destacou que esse conjunto de investimentos tem ajudado o Brasil a crescer, acrescentando que a ampliação do número de pessoas pós-graduadas no país é uma das prioridades da política nacional de educação e de ciência e tecnologia do governo federal.

Missão inicial

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que, a configuração da Nova Capes, que se ocupa tanto da pós-graduação como da educação básica, está intimamente conectada com a missão inicial da fundação, criada por Anísio Teixeira em 1951.

“A Capes comemora 60 anos com o resgate do ideal do educador Anísio Teixeira, que criou esta agência para a formação de quadros de nível superior para a educação no seu conjunto e não apenas para a educação superior”, explicou.

De acordo com Haddad, o aperfeiçoamento da educação deve acontecer em todos os níveis. “É o momento de resgatar a qualidade da educação publica no Brasil e a partir da base promover mudanças positivas na pós-graduação e nos extratos superiores da educação”.

A instituição também oferece conteúdo científico para a formação de pesquisadores, mestres e doutores. O Portal de Periódicos da Capes, maior biblioteca virtual brasileira de informação científica, registrou mais de 67 milhões de acessos em 2010. Este ano, atingiu marca superior a 29 mil títulos em todas as áreas do conhecimento.

Prêmio

Patrono da educação brasileira, Anísio Teixeira (1900-1971) dirigiu a Capes de 1951, ano de criação do órgão, até 1963. O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pelo Ministério da Educação em 1981, nas comemorações dos 30 anos de criação da Capes.

A cada cinco anos, são homenageadas personalidades brasileiras com relevante contribuição para o desenvolvimento da pesquisa da pós-graduação no país. Os homenageados desta edição foram Álvaro Toubes Prata, reitor e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Fernando Galembeck, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); João Fernando Gomes de Oliveira, professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Luiz Bevilacqua, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nelson Maculan Filho, professor titular da UFRJ.

Outras comemorações

A celebração do aniversário da Capes começou na manhã desta segunda-feira, na sede da instituição, em Brasília, com o lançamento de um selo e um carimbo comemorativos. Também foi inaugurado o novo espaço Anísio Teixeira, local onde são realizadas as principais reuniões da agência.

No local está exposto o documento original do Parecer nº 977 de 1965, conhecido como Parecer Sucupira. O documento foi cedido temporariamente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e ficará em exibição pelo período de um ano. O Parecer Sucupira, assim nominado em alusão ao seu autor, o saudoso professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Newton Sucupira, conceituou e normatizou a pós-graduação brasileira.

Na parte externa do edifício, seis mudas de ipê, uma árvore nativa do cerrado, foram plantadas por ex-presidentes da Capes para representar cada uma das décadas da instituição.

Até o dia 11 de julho de 2012, uma série de outros eventos acontecerá para comemorar as seis décadas de criação da Capes. Estão previstos workshops, palestras e comemorações tanto promovidos pela fundação como com instituições parceiras como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

De Brasília
Com agências