PCdoB filia novas lideranças em Paulo Afonso Bahia

Mais de 300 pessoas participaram no último sábado (9/7) do ato de filiação do ex-prefeito de Paulo Afonso Raimundo Caires e de outras lideranças locais ao PCdoB. o evento contou com a presença do presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida; do secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos; do deputado Álvaro Gomes; do diretor da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô) e de muitas outras lideranças políticas locais.

filações PCdoB BA

O presidente do Comitê Municipal de Paulo Afonso, Cláudio Souza, comemorou o excelente momento do partido na cidade. “A filiação de Caires e de mais aproximadamente 200 pessoas representa um grande crescimento para o partido em Paulo Afonso. É um momento histórico para o PCdoB na cidade, pois há muito tempo que nós víamos convidando o ex-prefeito para ingressar no partido e ele aceitou a proposta agora em um momento em que a cidade pede mudanças. O Raimundo Caires será o pré-candidato do PCdoB e das oposições à prefeitura de Paulo Afonso”, disse Souza.

“Minha ligação com o PCdoB tem laços familiares. Um primo da minha mãe, Milton Caires de Brito, foi deputado constituinte pelo PCdoB em 1945 e depois teve seus direitos políticos cassados e foi perseguido. Minha formação política se deu ouvindo as histórias de Milton e da luta dos trabalhadores, mas nunca tinha me filiado ao PCdoB. Agora é o momento certo e estou me filiando ao partido que tem toda esta luta e esta trajetória. Isso tem a ver com o meu mandato como prefeito, quando fiz um governo voltado para o socialismo, para defender os interesses do povo. E por ser um partido que representa tudo isso é que resolvi me filiar ao PCdoB”, declarou Raimundo Caires. 

“Nós ficamos muito animados com o prestígio demonstrado por Caires, com a sua afinidade com os pensamentos do partido e temos muita convicção quanto ás condições, que estão postas em Paulo Afonso, e que favorecem a sua candidatura, na disputa com os carlistas tradicionais de Paulo Afonso. Nós saímos de lá muito animados”, comemorou o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

Ribeira do Pombal e Heliópolis

O presidente do PCdoB também participou de um ato político no município de Ribeira do Pombal, com a presença de cerca de 100 lideranças da região, onde se reafirmou a pré-candidatura do vereador Berguinho à Prefeitura da cidade. Segundo Almeida, há uma grande possibilidade de ampliação da candidatura do comunista na cidade, pois Berguinho foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado na cidade nas eleições de 2010, perdendo apenas para o candidato do prefeito que já tinha mandato e contava com a máquina da prefeitura. Ficou sinalizada também uma aliança com o PDT, buscando a ampliação com outros partidos na construção da candidatura do comunista para a prefeitura.

Em Heliópolis, as lideranças comunistas participaram da maior festa de São Pedro da Bahia, que reúne milhares de pessoas e foram dar um abraço no prefeito Walter Rosário (Waltinho) do PCdoB. “Lá pudemos comemorar não só a festa, mas também o êxito da gestão do Waltinho. Em Heliópolis nós temos uma gestão bastante reconhecida, o prefeito está com muito prestígio e uma base de sustentação bastante ampla. Ele é reconhecido como o melhor prefeito da região, acabou de inaugurar obras importantes, como as vias de acesso á cidade, que foram pavimentadas e a estrada de acesso que foi inaugurada recentemente pelo governador Jaques Wagner”, acrescentou.

Daniel Almeida avaliou ainda como vitoriosas as ações desenvolvidas no estado para fortalecer e ampliar a participação do PCdoB nas eleições de 2012. “Tem sido muito surpreendente e muita animadora a movimentação que a gente tem percebido de novas lideranças que têm buscado o PCdoB como alternativa de militância política e de disputa eleitoral, especialmente candidatos a prefeito. A cada dia nós temos contatos novos, lideranças novas. Recebemos contatos de lideranças de Santana, Abaré, Brumado, Miguel Calmon e muitos outros municípios. Então, a orientação de ampliar a nossa força política, de atrair novas lideranças, esta orientação está sendo cumprida de forma plenamente vitoriosa. Nós acreditamos que até o final setembro, quando se esgota o prazo para a filiação com vistas na disputa da eleição de 2012, nós vamos ter muito êxito neste quesito e teremos o partido em um bom patamar para a disputa eleitoral de 2012”, concluiu Almeida.

De Salvador,
Eliane Costa