PCdoB lança Coletivo de Cultura da Bahia

Mais de 60 pessoas participaram na noite da última sexta-feira (8), no Sindicato dos Bancários, do lançamento do Coletivo de Cultura do PCdoB na Bahia. O encontro reuniu militantes de Salvador e do interior do estado. Organizado pelo coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, o evento contou também com a participação da deputada federal Alice Portugal.

Coletivo de Cultura BA

“O primeiro encontro foi uma surpresa, pois nós reunimos mais de 60 pessoas, quando a nossa expectativa inicial era de um número menor. Houve também uma excelente representatividade, pois envolveu pessoas do interior e forças importantes da capital de várias áreas. Pessoas que atuam na área da universidade, estudantes, da juventude, sindicalistas, artistas individuais, grupos. Então, a gente vai ter um coletivo, que talvez seja hoje, juntamente com o do Rio de Janeiro, um dos mais importantes do Brasil”, avaliou Alfaya.

O coletivo é uma organização em rede, que tem como objetivo primordial reunir os militantes e parlamentares que atuam na área cultural, fortalecendo e potencializando esta atuação. “Nós temos uma forte relação com o eleitorado de alguns parlamentares e a deputada federal Alice Portugal é relatora de algumas matérias importantes da área cultural no Congresso. Então tanto eu, quanto Olívia Santana, Aladilce Souza, Jean Fabrício, Kelly Magalhães, Daniel Almeida e Alice somos parlamentares que têm uma votação muito boa no meio artístico e da produção cultural. Os sindicatos também têm grandes estruturas culturais, como é o caso dos Comerciários e Bancários. Então, eu estou muito confiante quanto ao Coletivo da Bahia”, acrescentou o dirigente.

Além da troca de informações sobre a atuação dos participantes, o evento de lançamento do coletivo serviu também para traçar um plano de atuação para os próximos meses. “Nós vamos fazer um seminário estadual, um evento artístico promovido por este Coletivo e vamos tomar medidas de mobilização política que vão ser uma audiência com o secretário Estadual da Cultura, para tomar pé de como andam algumas medidas por parte do governo e desenvolver uma campanha para a aprovação imediata do vale-cultura e do projeto Procultura. Também vamos participar intensamente, enquanto movimento social e cultural, do processo de implantação de um Sistema Estadual de Cultura, porque a Bahia avançou muito, mas precisa avançar muito mais. Então, o partido vai entrar organizado para valer a partir de agora destas coisas todas”, concluiu Javier Alfaya.

A expectativa é de que o seminário estadual aconteça em outubro, um pouco antes do 1º Seminário Nacional de Cultura, que deve acontecer no Rio de Janeiro.

De Salvador,
Eliane Costa