Sem categoria

Ativistas fazem greve de fome contra bloqueio à Flotilha

Os tripulantes do barco Guernica, bloqueado há dez dias, estão entrincheirados na embaixada espanhola em Atenas fazendo greve de fome. Eles pretendem, desta forma, pressionar o governo espanhol a interceder para que a Grécia permita a sua saída do porto grego de Kolimpari.

Os seis ativistas do movimento Rumbo a Gaza, Rafael Palacios, Elvira Souto, Antón Gómez-Reino, Diego Cañamero, Miguel San Miguel e Mikel Zuloaga contam com apoio no parlamento espanhol.

Porta-vozes dos partidos ERC, BNG, IU e ICV já solicitaram à Ministra dos Assuntos Exteriores, Trinidad Jiménez, que faça pressão para que o governo grego libere os navios que compõem a Flotilha da Liberdade, adiantando que esta "é uma oportunidade excelente para demonstrar solidariedade para com uma causa justa que só pretende abastecer o povo palestiniano de produtos de primeira necessidade".

Os ativistas receberam, através do embaixador espanhol, "uma comunicação oficial do mais alto nível do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação na qual o mesmo anuncia que não vai tomar qualquer compromisso público relativo à liberação do Guernica".

O objetivo dos tripulantes é romper o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza desde 2007 e levar ajuda humanitária até os territórios palestinos.

Fonte: Esquerda.net