PCdoB de Fortaleza discute espaço urbano da zona Oeste
Mais de 300 pessoas compareceram nesta quinta-feira (14) à Casa do Cantador, para participar de mais uma etapa do Ciclo de Debates: “Fortaleza, a cidade que queremos”, evento realizado pelo Comitê Municipal do PCdoB em vários bairros, com o objetivo de preparar em cada região da cidade, o peocesso de Conferências do partido que ocorrem em setembro. A expectativa é discutir a cidade com olhar amplo, dialogando com a população.
Publicado 15/07/2011 18:40 | Editado 04/03/2020 16:31
Desta vez o debate foi organizado pelo Comitê Auxiliar da Barra do Ceará, com o tema: "Zona Oeste: Requalificação do Espaço Urbano frente à Desindustrialização". O presidente do Comitê Municipal de Fortaleza, Luis Carlos Paes, informou que o motivo do debate é preparar a Conferência Municipal em cada canto da cidade, em grandes plenárias, dialogar com o povo, na perspectiva de construir juntos soluções para os graves problemas urbanos de Fortaleza
O senador Inácio Arruda, palestrante da noite, iniciou a sua fala, destacado a importância de nosso país ter eleito, de forma inédita no mundo, um operário para a presidência da república e mantido o avanço ao eleger uma mulher para esse mesmo cargo. “As eleições de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, para Presidência da República, foram vitórias consecutiva das forças democráticas e progressistas no nosso país. Estamos vivendo um processo de consolidação política e de perspectiva de mais conquistas para o povo”.
Inácio ressaltou que a zona oeste da cidade possui uma grande quantidade de galpões que foram desocupados pelas fábricas de metalurgia e castanhas e que poderão ser reutilizados em indústrias de computadores. “Esses galpões que antes abrigavam fábricas das mais diversas, podem servir para instalação de novas empresas de tecnologia e junto com elas, poderíamos ter escolas para qualificar a mão de obra na própria comunidade”, disse.
Ele falou sobre as conquistas e o legado que Fortaleza terá com a realização da Copa do Mundo de 2014. “Os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas transformarão a realidade do país. Só em investimentos em mobilidade, Fortaleza receberá recursos em torno de R$ 4 bilhões de reais e isso mexe com toda a cidade”.
Para o senador comunista, o grande problema quanto aos investimentos da Copa é que eles estão, em sua maioria, numa única área da cidade. “Infelizmente esses investimentos não foram distribuídos de forma igualitária em obras e empreendimentos na cidade. A parte mais rica está recebendo mais empreendimentos e recursos. Nós não queremos tirar dinheiro de lá, mas é preciso cuidar do outro lado da cidade”. Inácio reforçou a necessidade da organização popular para discutir a distribuição das obras e dos recursos. “Como presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e vereador, tive a oportunidade de conhecer essa cidade, e sei que precisamos aproveitar essa chance. Devemos estar cada vez mais organizados para buscar mais”, defendeu
A secretária Executiva da Regional III, Olinda Marques, debatedora na mesa, iniciou dizendo que “não é todo dia e toda hora que podemos conversar e dialogar com um senador da república”. Ela fez referência aos empreendimentos que estão sendo executados na região, como o Projeto Vila do Mar e as obras do Açude João Lopes, que incluem o reassentamento de famílias, urbanização do açude e seu entorno além da requalificação ambiental. “Essas obras são de extrema importância para essa região, e sou testemunha do trabalho do senador Inácio Arruda, aqui presente, que não mede esforços para garantir recursos para Fortaleza.”
Coordenadora da mesa de debates, a vereadora de Fortaleza, Eliana Gomes, reforçou a necessidade de mobilização do povo daquela região para garantir as conquista que estão por vir e para que não haja violação dos direitos dos moradores quanto ao processo indenizatório. “As vitórias obtidas no bairro das Goiabeiras foram resultado da luta e organização da comunidade. Por isso é preciso sim, estarmos atentos à execução dos projetos e aplicação dos recursos”.
Estiveram presentes ainda, o deputado estadual Lula Morais; o Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; o presidente Estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas); secretário do Procon de Fortaleza, João Ricardo; o presidente do Partido Comunista Brasileiro, Carlos Vasconcelos; o diretor da Casa do Cantador, Seu Dimas; além de representantes da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, da União Brasileira de Mulheres-Seção Fortaleza e de diversas associações de moradores dos bairros da região.
De Fortaleza,
Daniele Cavalcante (com a colaboração de Andréa Oliveira)