Kassab sanciona lei de incentivos fiscais para o Fielzão

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira a sanção ao projeto de lei que dá incentivos fiscais para a construção do estádio do Corinthians, provável palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Concessão de incentivos - R30 - Ricardo dos Reis

O evento foi realizado no terreno que abrigará a arena e contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, do ministro dos esportes Orlando Silva, do presidente do Timão Andrés Sanches e do Secretário Especial da Copa 2014 Gilmar Tadeu.

O Corinthians receberá R$ 420 milhões em forma de incentivos fiscais. Esse valor não sairá diretamente dos cofres da prefeitura. O dinheiro será repassado através dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs), que serão vendidos no mercado a qualquer empresa. Uma grande estrutura foi montada para receber as autoridades públicas e a coletiva de imprensa, que começou por volta das 11h.

O presidente alvinegro, Andrés Sanches, aproveitou o evento para garantir que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será na futura arena corintiana e disse que a abertura da copa é uma “conquista da cidade”… “Quem criticou por achar que é só do Corinthians vai ver o pólo (econômico) que isso vai se tornar. É justo que ele (estádio) seja do Corinthians já que a maioria é corintiana”, disse o presidente, na celebração da lei no terreno do estádio. “Isso é algo muito maior que o estádio do Corinthians. É algo muito importante para todo o povo da Zona Leste, que é muito guerreiro” – finalizou o presidente do Corinthians.

Com o Fielzão encaminhado, Orlando Silva Jr., ministro do Esporte, agora promete tentar apressar a FIFA, para que o anúncio da sede da abertura saia antes de outubro. "A presidente Dilma Roussef ficou muito feliz com o desfecho. Agora o Governo considera a questão das arenas equalizada. Ontem (terça) eu protocolei um pedido no Comitê para que o anúncio sobre abertura e encerramento saia o mais rápido possível", disse o ministro, adiantando que se reunirá com Ricardo Teixeira, presidente do Comitê, reforçando o pedido.

Segundo Orlando Silva, o Governo Federal entende que São Paulo é a melhor opção para o jogo inaugural. Para ele, no entanto, a definição pode ajudar as demais cidades candidatas (Belo Horizonte, Brasília e Salvador) a se prepararem melhor.

A assinatura do projeto ocorre em meio ao início da segunda fase das obras. Depois da terraplenagem, a empresa responsável deu início na quarta-feira passada (13), aos serviços de perfuração do solo. A previsão de entrega do estádio é para dezembro de 2013. O projeto do estádio foi desenvolvido pelo Escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro Arquitetura, e está completamente adequado ao caderno de encargos da FIFA. A nova arena terá capacidade para 65 mil pessoas.

O prefeito Gilberto Kassab também destacou a importância dos investimentos em Itaquera e falou do desejo de ter a abertura da Copa, o que traria benefícios não só para a Zona Leste, mas para toda a cidade.

– Se tivermos só o jogo de abertura teremos uma receita de R$ 1,5 milhão só com essa partida. Um evento desse porte gera muita coisa para a cidade. E não é um simples evento, é o maior evento do mundo – disse Kassab

Com informações de agências