Lucia Antony diz que privatização causará prejuízos para Manaus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) denunciou, nesta terça-feira (20), a política de privatizações do prefeito Amazonino Mendes que vai trazer prejuízos ao povo da cidade de Manaus. Ela se posicionou contra o projeto de lei nº. 121/2011, de autoria da Prefeitura de Manaus, que tramita em regime de urgência no Legislativo Municipal, conclamando os demais parlamentares para votar contra projeto que entrega o patrimônio público como feiras e mercados à iniciativa privada por um período de 60 anos.

Para Lucia Antony, o projeto de lei 121/2011 trai o interesse da população, uma vez que vai lapidar o patrimônio público, encarecer serviços e produtos, prejudicando as pessoas mais carentes. “Se achamos que o Poder Público não é para administrar a coisa pública, então não precisamos eleger o prefeito. Ao invês disso, vamos fazer uma licitação para uma empresa administrar a cidade porque essa é a lógica que o prefeito Amazonino Mendes vem colocando em relação à cidade de Manaus”, ironizou.

Lucia Antony destacou que as privatizações realizadas, nos últimos anos, não trouxeram benefícios concretos para a cidade de Manaus. Ela citou o exemplo da privatização da Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas) que não trouxe a melhoria no abastecimento e nem na qualidade da água oferecida ao consumidor, ressaltando que todo dinheiro investido no setor saiu dos cofres públicos.

“O discurso era que com a privatização da Cosama a qualidade da água iria melhorar, a água iria chegar nos bairros e a rede de esgoto iria ser construída. Isso foi viabilizado pela iniciativa privada? Não. O investimento para a melhoria da água e a ampliação do sistema foram realizadas com dinheiro público, mas a Águas do Amazonas fica com o lucro quando pagamos a conta de água”, salientou.

Na avaliação de Lucia Antony, a privatização de feiras e mercados vai encarecer os serviços e os produtos tanto para os permissionários quanto para os consumidores de Manaus, cidade que possui uma parcela significativa de sua população em estado de desnutrição.

“Depois de todos os investimentos feito para a sua revitalização, o Poder Público vem agora querer privatizar o mercado Adolfo Lisboa. A iniciativa privada já tem os supermercados. Quem tem dinheiro que monte os seus supermercados e venda seus produtos. Não é preciso privatizar todas as feiras. Basta ter condições concretas e um administrador eficiente para gerir o interesse público. Não temos culpa se o prefeito Amazonino Mendes se assessorou de pessoas que não conseguem administrar suas pastas ”, disse.

De Manaus,
Anwar Assi