Trabalhadores em Educação paralisam as atividades em Fonte Boa

Trabalhadores em educação de Fonte Boa vão paralisar as atividades a partir de hoje em protesto contra a administração do município, que não tem recebido os trabalhadores para um diálogo mais aberto. Esse ano a Delegacia Sindical de Fonte Boa através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) denunciou o prefeito ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo os representantes do Sindicato, os problemas na educação do município são vários, entre eles, a falta de data de pagamento, atraso salarial, falta de contracheque, precariedade das escolas, falta de merenda escolar e a não aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCCS) dos servidores municipais.

De acordo com secretário de assuntos jurídicos do Sindicato João Coelho de Souza, a paralisação será somente uma advertência a administração municipal devido à falta de diálogo com os servidores da educação para resolver algumas problemáticas que estão ligadas à educação. “Essa paralisação se dá depois de vários ofícios que foram encaminhados ao secretário de educação e ao prefeito, que não nos deram nenhum tipo de resposta o que mostrou uma total falta de respeito com esta classe de trabalhadores”.

João ressaltou ainda que os servidores educacionais não recebem nenhum apoio das autoridades municipais. “Estamos sozinhos nesta luta, o poder executivo não nos respeita e o Legislativo faz vista grossa e nada resolve, o plano de cargos e salários deveria ter entrado em vigor em janeiro do ano passado e até agora nada foi feito, mas iremos lutar por nossos direitos”, destaca.

Segundo ele, o objetivo é entrar em um processo de negociação. “Sabemos que a paralisação prejudicará os estudantes, mas esta é a única maneira de sermos vistos e respeitados, caso não sejamos chamados para uma conversa possivelmente entraremos em greve.”. A delegacia sindical de Fonte Boa – SINTEAM realiza desde 2008 várias manifestações tentando resolver problemas ligados à educação, entre esses movimentos já realizaram greves e passeatas com o intuito de cobrar melhorias para a categoria.

Fonte: SINTEAM