Sem categoria

Greve na Itália paralisa mais de 20% das ferrovias

A greve nos transportes da Itália convocada para esta sexta-feira (22) pelos sindicatos da categoria mobilizou 22,4% dos funcionários das ferrovias, segundo informou a empresa que administra o serviço.

Das 21h locais (16h no horário de Brasília) de ontem às 14h locais (9h no horário de Brasília) de hoje, estavam em circulação 81% dos trens nacionais e internacionais e 43% dos trens regionais. A paralisação de 24 horas deve durar até às 21h locais (16h horário de Brasília).

As primeiras avaliações dos sindicatos indicavam que a greve em protesto à falta de renovação do contrato de trabalho coletivo teve uma grande adesão em todo o território.

"Registramos a paralisação de quase todos os trens não garantidos pela lei e uma elevada adesão nos transportes públicos das principais cidades", informou o sindicato da categoria em uma nota.

Em Roma, estão paralisadas as duas linhas de metrô e cerca de 70% dos meios de transporte públicos. Em Milão, aderiram à greve as três linhas metropolitanas e 56,6% dos ônibus e bondes elétricos, segundo o informe.

Em Campania, a Empresa Napolitana de Mobilidade (ANM, na sigla em italiano) estima que a adesão à greve cresceu ao longo do dia. Segundo o sindicato local, 95% veículos sobre trilho paralisaram, enquanto os veículos sobre o asfalto paralisaram em 85%.

O sindicato destaca que "a greve acontece dentro do respeito da lei sobre os serviços púbicos e estão garantidos os serviços mínimos previstos".

"A greve tornou-se necessária em consideração do grave estado de tensão dos trabalhadores em consequência da falta de solução contratual" que levou à falta de pagamento do aumento relativo aos anos de 2009 e 2010, destaca a nota sindical.

Fonte: DCI