Médicos definem calendário regional de paralisação

No dia 25 de agosto os médicos de Campinas e região vão parar o atendimento a todos os Planos de Saúde. A decisão foi tomada na assembleia de quinta-feira (21). Será o Dia de Mobilização Regional pela Qualidade da Saúde Suplementar.

A partir de 01 de setembro os médicos seguirão o cronograma estadual de paralisações, aprovado na assembleia do dia 30/06. Essas paralisações serão por especialidade e somente aos convênios que não se posicionaram favoráveis às reivindicações apresentadas pelo movimento que negocia com as operadoras. As operadoras definidas na assembleia estadual são: Gama Saúde – Greenline – CET – Intermédica – Notredame.

Além dessas, a assembleia de Campinas definiu também paralisações nos atendimentos das operadoras regionais: Assimédica – Coopus – Samaritano – Beneficência Portuguesa – Master Saúde – Santa Tereza – Madre Teodora.

O calendário de paralisações será por especialidade médica, para não lesar ainda mais o usuário e segue a determinação da assembleia estadual:
01 a 03 de setembro – Ginecologia;
08 a 10 de setembro – Otorrinolaringologia;
14 a 16 de setembro – Pediatria;
21 a 23 de setembro – Pneumologia;
28 a 30 de setembro – Cirúrgia Plástica.

As demais especialidades ainda não têm calendário definido. O Movimento Médico pela Qualidade da Saúde Suplementar não luta só por reajuste de honorários, mas principalmente contra a pressão de muitas operadoras de saúde, para que o médico reduza as solicitações de exames, internações e demais procedimentos que podem colocar a vida do usuário em risco.

De Campinas,
com texto de Edna Madalozzo