Vereadora do PCdoB cobra organização do centro de Manaus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB-AM) denunciou, nesta segunda-feira (25), da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a situação caótica e de insegurança do Centro de Manaus. Ela lamentou o descaso com o que o Poder Público vem tratando o centro comercial da cidade que tem sido acometido pela violência, sujeira, ocupação ilegal dos espaços públicos, degradação das calçadas e deterioração das fachadas dos prédios históricos.

Municiada de matérias jornalísticas e de fotos tiradas por comerciantes da área central mostrando a desorganização e a violência no local, inclusive, fotos do linchamento de um bandido, Lucia Antony cobrou que o Poder Público tome providências urgentes para resgatar o Centro.

“Todo o centro de Manaus está nesta situação de caos. Antes, a população não podia usar as calçadas que estão ocupadas com bancas de lojistas e por camelôs. Agora, a população não pode andar nem nas ruas que, além dos carros, estão ocupadas por vendedores ambulantes que com carrinho de mão comercializam peixes, frutas e verduras colocando em risco a saúde da população. É preciso tirar todos aqueles que vendem produtos na rua, tanto por uma questão de segurança alimentar como por uma questão de segurança física das pessoas”, declarou.

Lucia Antony destacou que, como consequência do caos, o Centro de Manaus tem sido alvo constante de assaltos. Ela citou o caso de um policial civil que foi assassinado, no último dia 2 de julho, na Rua Sete de Setembro, após reagir a um assalto contra uma joalheria, e a prisão de dois bandidos capturados, respectivamente, nos dias 15 e 16 de julho, ambos, na Rua Joaquim Sarmento esquina com a Sete de Setembro. Em um dos casos, o bandido foi linchado pela população revoltada com o assalto.

“O Poder Público precisa coordenar a organização do centro histórico da cidade, uma vez que o caos e a violênca estão insustentáveis. O linchamento é uma das piores cenas que alguém pode presenciar. Estamos transformando essa cidade em uma verdadeira barbárie. Eu não quero ver um pai de família na cadeia por ter matado um ladrão. Não quero ver mãe chorando na porta da cadeia porque seu filho está preso por ter cometido um delito. É preciso agir de forma preventiva, garantindo a segurança das pessoas que frequentam o Centro”, enfatizou a parlamentar.

De Manaus,
Anwar Assi