Chapada das Mangabeiras debate o PPA nesta terça-feira

O principal objetivo das plenárias é apontar as prioridades de cada território de uma forma direta, buscando discutir não apenas o momento atual, mas o desenvolvimento de todo o Piauí, através de uma estratégia voltada para o futuro.

Composto por 24 municípios o Território Chapada das Mangabeiras sedia a partir desta terça-feira (26), na cidade de Bom Jesus, a plenária que discute as prioridades a serem inseridas no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. O evento será aberto na Unidade Escolar Franklin Lindório e prossegue durante todo o dia 27, quarta-feira, quando acontecem as reuniões em grupo. Todo o trabalho de realização das plenárias é responsabilidade da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).

O principal objetivo das plenárias é apontar as prioridades de cada território de uma forma direta, buscando discutir não apenas o momento atual, mas o desenvolvimento de todo o Piauí, através de uma estratégia voltada para o futuro.

O território Chapada das Mangabeiras destaca-se por ter um significativo crescimento de fronteira agrícola, com um acelerado avanço da agricultura de sequeiro, com tendência a crescimento e com destaque para a soja. Outra atividade de destaque é a agropecuária que se desenvolve nas margens dos rios do território, com mais intensidade ao longo do rio Gurguéia. A bovinocultura de corte e a ovinocaprinocultura se sobressaem nesta atividade.

É dentro desse contexto que os conselheiros reunidos nestes dois dias vão apontar as prioridades para o desenvolvimento de todo o território, observando as especificidades de cada município que dele faz parte. O território Chapada das Mangabeiras conta com 98 conselheiros, dos quais 49 representam a sociedade civil.

A diretora da Unidade de Apoio ao Planejamento Regional da Seplan, Amália Almeida, reconhece o grande avanço da participação popular na estratégia de elaboração do PPA, segundo ela em todos os municípios em que já ocorreram plenárias essa participação tem sido fundamental para nortear as ações que trarão melhores oportunidades para cada território. Amália acredita que em Bom Jesus a discussão não será diferente. “Esperamos continuar com um debate produtivo, incluindo os anseios de todas as parcelas da população”, afirma.

Após Bom Jesus, a Seplan vai concluir essa etapa de elaboração do Plano Plurianual com a realização de mais três plenárias que serão sediadas em Piripiri, Campo Maior e Parnaíba.

Fonte: Acesse Piauí