Começam obras de assentamento na barragem Piaus

O Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs) já deu início ao trabalho de reassentamento de 60 famílias atingidas pelas obras da barragem de Piaus

José Carvalho - DNOCS - Jarbas Santana
O Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs) já deu início ao trabalho de reassentamento de 60 famílias atingidas pelas obras da barragem de Piaus, construída pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo do Estado, na zona rural do município de São Julião, na região do Semiárido piauiense, a 382 quilômetros de Teresina.

As famílias que tiveram que abandonar as casas erguidas no local onde hoje fica o lago da barragem vão ganhar 16 casas novas, escola, creche, centro comunitário, igreja, cemitério, abastecimento de água e energia e uma unidade de piscicultura. Nas obras serão investidos R$ 6,6 milhões, recursos que serão aplicados pelo Dnocs e Secretaria Estadual das Cidades.

Além da infraestrutura, o governo vai desenvolver ações sociais de apoio às famílias com projetos de agricultura familiar, horta comunitária, implantação de áreas de fruticultura, criação de pequenos animais e de peixes em tanques-rede.

Construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos, a barragem de Piaus, onde foram investidos cerca de R$ 30 milhões, tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água e vai garantir, através de uma adutora, água tratada para cerca de 50 mil pessoas nas cidades de São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha e Campo Grande do Piauí. A barragem também será usada para projetos de fruticultura irrigada e de turismo.

Fonte: 180graus