Sem categoria

Dança de rua, graffiti e música no “Projeto Santana”

SESC Santana promove integração e ações culturais no mês em que o bairro comemora 229º aniversário

Com o objetivo de inserir cada vez mais a arte no bairro e integrar a unidade com os moradores da Zona Norte de São Paulo, o SESC Santana apresenta o “Projeto Santana”. As atividades, que vão do dia 23 a 29 de julho, mesclam dança, intervenções artísticas e música.

Nos dias 26 e 28 de julho, o público poderá participar da oficina de dança, ministrada por Mister Kokada, em que serão ensinados os passos básicos do Breaking, como Top Rock, Footwork e Freeze. A plateia também poderá conferir a oficina de DJ, em que o DJ DanDan ensinará a manusear os equipamentos e as técnicas utilizadas para a produção das músicas. Além disso, o profissional fará um breve histórico sobre a sua profissão e como ela se inseriu na cultura brasileira.

Com a proposta de criar um bairro repleto de intervenções artísticas, onde a apropriação estará relacionada com a memória, a vida e a cultural local, do dia 23 a 29 de julho, de sábado a sexta, das 10h às 17h, o Grafiterritórios ZN. A atividade será realizada pelos artistas e grafiteiros Binho Martins, Graphis, Tinho Nomura e Feik para a pintura dos muros no entorno da Paróquia de Santana, vizinha ao metrô.

Para aqueles que apreciam a arte do graffiti e tem interesse em aprender as técnicas e participar de intervenções urbanas, haverá nos dias 27 e 29 de julho, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h, oficina com o artista Alexandre Keto.

Já para os que contemplam a arte da música, em especial a do Hip Hop, o MC Thiagão, membro do coletivo Mundo Paralelo, estará presente no Clube Escola Jardim São Paulo, nos dias 27 e 29 de julho, quarta e sexta-feira, das 16h30 às 18h30, para um bate-papo sobre a história e a origem desse elemento no Hip Hop. Thiagão também falará um pouco sobre como desenvolveu as técnicas para vencer algumas batalhas, como a “Batalha das Quadras”, organizada pela Nike, e como mantém a exposição do seu trabalho em grandes meios de comunicação.

Para complementar as oficinas e o conhecimento adquirido ao longo da semana, o SESC Santana receberá o precursor do Hip Hop no Brasil, Nelson Triunfo e Funk & Cia, que apresentará o show “Do Soul ao Hip Hop”. O show gratuito acontecerá no dia 30 de julho, às 11h, no Clube Escola Jardim São Paulo.

Hip Hop no Metrô. Intervenção artística que vai unir os quatro elementos dessa manifestação cultural para mostrar o resultado das oficinas do Projeto Santana Hip Hop, participação especial de Nelson Triunfo, DJ DanDan, MC Tiagão, Mister Kokada e Alexandre Keto. Dia 30, sábado, às 14h, na Praça do Metrô Jardim São Paulo. Grátis.

Confira a programação:

DJ
Oportunidade de aprender a manusear os equipamentos e as técnicas de mixagens e edição utilizadas pelos DJs, passando ainda pela sua história e cultura. Orientação do DJ DanDan, sócio fundador da “Zulu Nation Brasil”, primeira organização de Hip Hop da cidade de São Paulo. Dias 26 e 28 de julho. Terça e quinta-feira, das 14h às 16h. Clube Escola Jardim São Paulo. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento mediante apresentação do RG. Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

Dança de Rua
Oficina de dança onde serão desenvolvidos passos básicos do Breaking, como o Top Rock, Footwork e Freeze, passando ainda pelo Powermoves e Mortais, sempre com muito ritmo e swing. Orientação de Mister Kokada, um dos integrantes da cena da estação São Bento do Metrô do início da década de 90.Dias 26 e 28 de julho. Terça e quinta-feira, das 16h30 às 18h30. Clube Escola Jardim São Paulo. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento mediante apresentação do RG. Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

Grafiterritórios ZN
Intervenções de artes visuais com técnicas variadas em diversos espaços de Santana, com atenção a temáticas de relevância histórica e de ligação com o bairro. Para inaugurarmos este projeto, faremos pintura nos muros que circundam a Paróquia de Santana, vizinha ao metrô. Os artistas para esta intervenção serão Binho Martins, Graphis, Tinho Nomura e Feik. Nos muros do entorno da Igreja de Santana. De 26 de julho a 02 de agosto. De terça a terça-feira, exceto a segunda-feira, das 10h às 17h. Muros do entorno da Igreja de Santana. Classificação indicativa: livre. Grátis.

Graffiti
Venha conhecer as técnicas de graffiti e participar de um projeto de intervenção urbana, visando a criação de novas formas de integração da arte com os espaços da cidade e a sua conseqüente revitalização. Orientação de Alexandre Keto, artista que desenvolve sua arte com bases nos aspectos da cultura africana, com trabalhos em diversas cidades do Brasil e do exterior. Dias 27 e 29 de julho. Quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Clube Escola Jardim São Paulo. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento mediante apresentação do RG. Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

MC
Atividade para conhecer um pouco mais sobre a origem e a história desse elemento do Hip Hop e desenvolver as técnicas de composição e de improviso, bases desse trabalho de poesia urbana. Oficina sob a orientação do MC Tiagão, criador da "Peleja da Gangueragem" na Casa do Hip Hop de Diadema e membro do coletivo "Produto Paralelo". Dias 27 e 29 de julho. Quarta e sexta-feira, das 16h30 às 18h30. Clube Escola Jardim São Paulo. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento mediante apresentação do RG. Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.
Show Nelson Triunfo e Funk & Cia
O precursor do Hip Hop brasileiro e um dos mais expressivos grupos da nossa black music apresentam o show “Do Soul ao Hip Hop”, mostrando a verdadeira essência da original cultura de rua. Dia 30 de julho. Sábado, às 11h. Clube Escola Jardim São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

Hip Hop no Metrô. Intervenção artística que vai unir os quatro elementos dessa manifestação cultural para mostrar o resultado das oficinas do Projeto Santana Hip Hop, participação especial de Nelson Triunfo, DJ DanDan, MC Tiagão, Mister Kokada e Alexandre Keto. Dia 30, sábado, às 14h, na Praça do Metrô Jardim São Paulo. Grátis.

SERVIÇO: Projeto Santana
De: 23 a 29 de julho
Telefone para informações: (11) 2971-8700

Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – DNA da Comunicação
Joyce Souza / Anne Campanella
[email protected] / [email protected]
(11) 7505-2409

Por: Assessoria de Comunicação SESC Santana
www.sescsp.org.br