Fetag Bahia mobiliza milhares de trabalhadores no Grito da Terra

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) na Bahia deu início na manhã desta terça-feira (26/7), em Salvador, às atividades do Grito da Terra 2011, evento que vai reunir cerca de cinco mil trabalhadores rurais de todo o estado até a tarde desta quarta-feira. A abertura oficial da manifestação ocorreu na sede do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo, onde as lideranças estão reunidas com a direção do órgão para discutir a pauta de reivindicações.

“Nós estamos concentrados no Incra e tratando da pauta. São mais de 120 áreas de reforma agrária na Bahia e estão todas mobilizadas no Incra, tratando de diversos pontos, entre eles a discussão da desapropriação de alguns acampamentos onde as famílias estão na espera de ter acesso a seu pedaço de terra. Também temos áreas em que as famílias estão assentadas mas precisam da liberação dos recursos para estruturar a área. Tem assentamentos já estruturados que precisam de recursos para a melhoria habitacional. Temos as reivindicações na área de acesso à água, para as áreas que estão concentradas na região semi-árida do estado e sofre com a situação de seca, situações como pavimentação de estradas e principalmente a situação do crédito da assistência técnica, que é uma das grandes reivindicações, que tem sido liberado pelo governo federal, mas infelizmente ainda precisa melhorar muito”, informou o presidente da Fetag Bahia, Cláudio Bastos.

Segundo Bastos, a pauta é grande e os trabalhadores sabem que depende também do governo federal. “Nós estivemos no Grito da Terra Brasil reunidos com a nossa presidenta Dilma, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o presidente do Incra, Celso Lisboa, e eles garantiram liberar toda a dotação orçamentária do Incra para este ano, o que significa R$ 15 milhões de reais que seriam liberados até o mês de agosto para começar este investimento”, acrescentou.

Os trabalhadores rurais vão permanecer no Incra até às 16h, quando acontece uma sessão especial na Assembléia Legislativa da Bahia, convocada pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que vai receber uma pauta de projetos de interesse da agricultura familiar e da reforma agrária no estado. “Além disso, nós temos uma equipe no Centro de Desenvolvimento Agrário (CDA) negociando a política de regularização fundiária em nosso estado. A questão da regularização fundiária rural e urbana é uma dívida histórica dos governos ao longo dos anos. Na zona rural, os agricultores sofrem muito com isso e aqui o CDA precisa entregar os títulos de terra que já estão prontos e aumentar a equipe para continuar as medições e garantir a titularização das propriedades ainda não titularizadas”, disse Bastos.

Cláudio Bastos avaliou a mobilização como muito boa. “Neste primeiro dia estamos contando mais com o pessoal da reforma agrária. Estamos com todos os assentamentos da Fetag mobilizados e já temos também alguns sindicatos presentes de algumas regiões. Amanhã é que teremos um público maior, com a mobilização de três a cinco mil pessoas. Vem nosso publico de quase toda a Bahia. Mais de 400 sindicatos mobilizados, com presença de todos os territórios do estado aqui em Salvador. Estaremos fazendo uma abertura às 9h, na Seagri. De lá, vamos caminhar em direção à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, que desenvolve programas importantes como o Programa Água para Todos e às 15h está previsto o encerramento com a presença do governador Jaques Wagner, na Governadoria”, concluiu o presidente da Fetag.

De Salvador,
Eliane Costa