Fetag Bahia encerra Grito da Terra em ato com o governador Wagner

Mais de cinco mil trabalhadores rurais de todo o estado participaram das atividades do Grito da Terra Bahia 2011, que foi encerrado na tarde desta quarta-feira (27) com um ato político, que contou com a participação do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, parlamentares e outras lideranças políticas. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag-BA), o Grito da Terra garantiu ainda conquistas importantes para o segmento.

Fetag Bahia encerra Grito da Terra em ato com o governador Wagner

As atividades começaram na terça-feira, quando aconteceram as primeiras rodadas de negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No mesmo dia, os trabalhadores participaram ainda de uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia, convocada pelo deputado Jean Fabrício Falcão (PCdoB), na qual entregaram a pauta de reivindicações ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo.

Nesta quarta-feira, os trabalhadores rurais visitaram a Secretaria da Agricultura (Seagri), onde realizaram um ato político com a participação de parlamentares como o deputado federal e presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, e o deputado estadual Jean Fabrício Falcão. O Vermelho Bahia acompanhou a manifestação, que pode ser conferida em vídeo.
 

Na parte da tarde, os agricultores fizeram ainda uma grande caminhada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) indo até o prédio da Governadoria, onde foram recebidos pelo governador Jaques Wagner. O governador afirmou que a Bahia é o estado com o maior número de famílias vivendo da agricultura familiar. “Daí, a minha preocupação com essa área, que sustenta três milhões de pessoas querendo continuar vivendo na zona rural, mas precisam de condições dignas para isso”. Wagner enumerou as prioridades para a classe, citando a habitação rural, os programas Água para Todos e Luz para Todos, as estradas vicinais, o apoio à comercialização e a extensão rural, para que os trabalhadores tenham acesso ao financiamento.

“Eu acho que deste jeito a gente transformará a agricultura familiar, conferindo competitividade e produtividade igualada a outras formas de produção. Para atender parte destas reivindicações, nós acabamos de lançar o Plano Safra 2011/2012, em parceria com o governo federal, a presidente Dilma lançou o programa Brasil Sem Miséria, que tem como foco exatamente a questão da agricultura familiar e da segurança alimentar. Essa, hoje, é uma luta no mundo”, enfatizou Jaques Wagner

Vitórias e avanços

Segundo o presidente da Fetag Bahia, Cláudio Bastos, a atividade superou as expectativas, com a participação de mais de cinco mil pessoas mobilizadas em todo o estado, mais de 350 sindicatos de trabalhadores rurais presentes, diversas cooperativas e associações de agricultores.

“Tivemos também alguns avanços importantes na nossa pauta de reivindicações. Fomos recebidos pelo governador Jaques Wagner que anunciou a entrega de 15 mil títulos de terra ainda este ano, prometeu dobrar ainda o número de famílias atendidas pelo Programa Garantia Safra, que dá auxílio ao agricultor na perda da safra, além de ampliar a assistência técnica para os agricultores e revitalizar a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)”, acrescentou Bastos.

O presidente da Fetag Bahia informou ainda que os trabalhadores aprovaram uma agenda de discussão com o governo da Bahia, que contempla pontos como o Programa Água para Todos, que é projeto estratégico para atender as famílias do semi-árido, além de programas estruturantes da agricultura familiar que é construção de agroindústrias, de frigoríficos nos territórios do estado para garantir o abate de animais, compra de tratores para ajudar na mecanização agrícola, compra de sementes para ajudar a agricultura familiar a produzir. “Estes são apenas alguns pontos da pauta que aberta que acertamos com o governador”, ressaltou Bastos.

De Salvador,
Eliane Costa