Sem categoria

Pnud apoia e Noruega financia capacitação de africanos

Mais de uma centena de funcionários públicos guineenses e angolanos receberam capacitação técnica em gestão pública, em quatro estados brasileiros. A iniciativa, desenvolvida em quatro etapas, foi promovida com o apoio do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, e contou com o financiamento da Noruega, informa a rádio ONU.

Em nota, os organizadores realçaram o valor da parceria ao incentivar e aprimorar as relações entre Guiné-Bissau e Angola.

A capacitação técnica dos 106 participantes em gestão pública vai “qualificar e fortalecer os conhecimentos sobre o tema, intensificando o processo de intercâmbio técnico e cultural.”

Daniel Furst, oficial de programas de Cooperação Sul-Sul da agência da ONU, indicou que “países com problemas similares podem encontrar mais facilmente soluções viáveis para a sua abordagem.”

O Pnud defende que nações em desenvolvimento, ao terem acesso a esse tipo de colaboração, podem trocar experiências e refletir conjuntamente “sobre alternativas que os ajudem a superar as dificuldades e desenvolver de maneira sustentável e duradoura.”

Fonte: África 21