Sem categoria

EUA: Democratas rejeitam pacote republicano

Não adiantou o apelo à campanha vitoriosa de 2008 nem a convocação do tuitaço para pressionar os adversários no Congresso a aprovar a elevação do teto da dívida, pacote considerado salvador para a economia norte-americana. A semana, para o presidente Barack Obama, terminou de forma ainda mais tensa do que começou.

Na sexta-feira (29), a situação chegou ao extremo quando os democratas tiveram de entrar em ação para derrubar, no Senado, um projeto que acabava de ser aprovado na Câmara dos Representantes, dominada pelos republicanos.

Sob críticas do próprio presidente americano, o plano, proposto pelo republicano John Boehner, presidente da Câmara, previa a elevação do teto da dívida dos EUA, atualmente em 14,3 trilhões dólares (cerca de 22,2 trilhões de reais) – em 900 bilhões de dólares. Foi aprovado por 218 votos a 210.

Os senadores democratas, incendiados por Obama, consideraram a medida apenas paliativa, já que permitiria apenas o pagamento da dívida a curto prazo e adiaria o problema para uma próxima votação no Congresso em um futuro próximo, num clima de tensão com viés de alta em razão do clima da disputa presidencial para 2012.

O plano previa também cortes orçamentários de cerca de 917 bilhões de dólares, além de mudanças constitucionais para tentar equilibrar o Orçamento. Por ordem da Casa Branca, a proposta foi rejeitada pela maioria democrata.

Para Obama, o plano ideal seria que o teto da dívida fosse elevado em pelo menos 2,5 trilhões de dólares e que os cortes fossem estimados em 2,2 trilhões de dólares.

Caso o impasse do teto da dívida não seja resolvido até 2 de agosto, lembra o site da BBC Brasil, os EUA não terão como cumprir com todas as suas obrigações financeiras, o que pode forçar uma moratória com prováveis impactos na economia mundial.

Fonte: CartaCapital/BBC Brasil