Orlando Silva prestigia filiação de Chico Franco ao PCdoB

Um grande ato de filiação reuniu parlamentares, gestores e dirigentes do PCdoB neste domingo (31), para dar as boas vindas ao secretário de Trabalho, Esporte e Lazer do município de Lauro de Freitas, Chico Franco. Os participantes do evento, que contou com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva, lotaram a Casa do Trabalhador.

Filiação Chico Franco

O ministro saudou a filiação de Chico Franco e destacou a presença da prefeita Moema Gramacho (PT) e representantes de outros partidos. "É um momento de muita felicidade na Bahia e, particularmente, em Lauro de Freitas. Uma liderança que tem história na cidade, experiência e que se soma nesse esforço de renovação política do município e, para nossa felicidade, entra no PCdoB. Celebrar tudo isso com a presença da prefeita Moema e de diversos vereadores de outros partidos mostra a força política e o carinho que o PCdoB tem na cidade. Então, eu diria que é um momento de festa. Foi um grande presente que tivemos quando a cidade inicia as celebrações pelos seus 50 anos”, destacou o baiano Orlando Silva.

Quem também recebeu com alegria a chegada do novo camarada foi o presidente estadual do partido e deputado federal Daniel Almeida. Segundo ele, o compromisso com o fortalecimento do município está reforçado com a vinda de Franco para o partido. “É um ato dos mais representativos que já tivemos em Lauro de Freitas, o que demonstra o prestígio do Chico Franco e também a energia e a confiança com que o PCdoB o recebe. Agora é uma responsabilidade maior do partido para com Lauro de Freitas, mas estamos à altura e vamos nos empenhar de forma muito dedicada em expandir nossas opiniões, nossos projetos e nossa visão em Lauro de Freitas e acolher todos os outros amigos de Chico Franco que se aproximarem do partido”, disse Almeida.

Uma das articuladoras do processo que levou à filiação de Chico Franco ao PCdoB, a deputada federal Alice Portugal, não escondeu o desejo do partido apresentar um nome para a disputa à prefeitura de Lauro de Freitas . “É um momento de coroamento de todo o esforço e do fortalecimento do PCdoB com uma maior agregação ao projeto em curso em Lauro de Freitas. Nós fazemos parte deste projeto com muita honra e esperamos que, neste momento em que vamos discutir o processo sucessório, a prefeita tenha várias alternativas à sua disposição para que possamos botar Lauro de Freitas pra frente”, disse Alice, lembrando a parceria do PCdoB com a gestão da prefeita Moema Gramacho (PT).

Prefeita do município da Região Metropolitana de Salvador, Moema destacou a parceria com os comunistas na administração municipal e disse que o PCdoB consolida sua participação junto com os partidos que trabalham pelo desenvolvimento de Lauro de Freitas. “É uma festa. Recebemos a presença do ministro, o aniversário de emancipação da cidade e o fortalecimento dos partidos políticos. E o PCdoB, que é partido amigo-irmão, fica cada vez mais fortalecido nesse processo”, destacou.

Para fechar o ato de filiação, um discurso emocionado do novo militante. Chico Franco disse ter construído uma vida em Lauro de Freitas e agora ganha a oportunidade de lutar ainda mais pela sua cidade. “É um momento único, estou emocionado por receber este abraço do PCdoB. Se o PCdoB está feliz, eu estou mais ainda e Lauro de Freitas só tem a ganhar”. Sobre 2012, Franco destacou que não é pré-candidato a prefeito, mas debaterá no momento oportuno o projeto eleitoral, dialogando com as forças políticas, em especial com a prefeita. “A prefeita Moema Gramacho revolucionou o município nessa discussão partidária, importante para as pessoas que têm partido e respeitam partidos. Portanto, o PCdoB se colocará à disposição para uma discussão mais ampla”, afirmou.

O ato de filiação de Chico Franco foi acompanhado pelos secretários estaduais para assuntos da Copa do Mundo Fifa, Ney Campello, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobô, a deputada estadual Kelly Magalhães, a diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, vereadores de Lauro de Freitas e de Salvador, além de diversos dirigentes estaduais do partido.

Da redação de Salvador,
com informações da assessoria da deputada Alice Portugal