Sem categoria

Partidos da esquerda brasileira visitam a China a convite do PCCh

Durante duas semanas, de 20 a 31 de julho, uma delegação de partidos de esquerda do Brasil percorreu a China em uma missão de amizade, estudos e de intercâmbio, a convite do Departamento Internacional do Partido Comunista da China (PCCh).

Visita do PCdoB à China - um

A delegação brasileira foi composta por dirigentes e parlamentares do PCdoB, PT, PSB e PDT. Pelo PCdoB participaram Ricardo Alemão Abreu, Secretário de Relações Internacionais e membro da Comissão Política Nacional; Dilermando Toni, membro do Comitê Central e da Assessoria da presidência do partido; Júlio Velloso, membro da Comissão Política Nacional e secretário de Juventude; e Lúcia Stumpf, da Comissão Política Nacional e secretária de Movimentos Sociais.

As atividades, entre conferências e reuniões protocolares com dirigentes chineses, realizaram-se em Pequim, nas cidades de Kunmimg e Lijiang, ambas na província de Yunnan, e em Xanghai. A delegação da esquerda brasileira, chefiada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB- DF), foi recebida por Wang Lequan, membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, e por Chen Fengxiang, vice-ministro do Departamento Internacional do PCCh.

Em todas as conferências e conversas com os dirigentes chineses foi ressaltada a importância da China e do Brasil no atual mundo em transição, e a necessidade de intensificar as relações de amizade, intercâmbio e cooperação entre os povos e entre os partidos da China e do Brasil. Também eram recorrentes por parte dos chineses as referências à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Ricardo Alemão Abreu e Wang Lequan, do Birô Político do PC da China
Ricardo Alemão Abreu e Wang Lequan, do Birô Político do PC da China

Os brasileiros chegaram à China durante o mês das comemorações dos 90 anos do Partido Comunista da China e alguns dias após o discurso de Hu Jintao, presidente da República Popular da China e principal dirigente do PCCh. Em seu discurso, citado várias vezes nas conversações com os brasileiros, Hu Jintao diz que “os êxitos que o Partido e o povo têm que valorizar mais que nunca”, e desenvolvê-los sem cessar são: “a abertura do caminho de um socialismo com peculiaridades chinesas, a configuração de um sistema teórico acerca deste socialismo”, e o estabelecimento de um sistema institucional “nos âmbitos econômico, político, cultural e social”.

Segundo Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, “após duas semanas estudando e conhecendo de perto a experiência socialista chinesa, a delegação brasileira chegou, informalmente, a algumas conclusões”. Primeiro, “a consistência e as enormes perspectivas do desenvolvimento chinês, e seu grande e crescente impacto na situação internacional. Segundo, a necessária intensificação da cooperação em todos os níveis (econômico, científico-tecnológico, político, social e cultural) entre Brasil e China. E terceiro, a enorme potencialidade de um projeto nacional brasileiro de orientação socialista”.

Delegação brasileira reúne-se com Chen Fengxiang, do Departamento Internacional do PC da China
Delegação brasileira reúne-se com Chen Fengxiang, do Departamento Internacional do PC da China

Decidiu-se que o intercâmbio entre os partidos brasileiros e o PCCh será mais assíduo, profícuo e frequente. Uma delegação do PCCh visitará o Brasil em setembro deste ano a convite do PT e outra virá ao nosso país em março de 2012, a convite do PCdoB, por ocasião das comemorações dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil.

Com informações da secretaria de Relações Internacionais do PCdoB

Um comentario para "Partidos da esquerda brasileira visitam a China a convite do PCCh"

Os comentários estão desabilitados.